A Copa do Mundo no Catar pode não ter acabado, mas com a eliminação do Brasil após o jogo contra a Croácia, é natural que a empolgação e o interesse do torcedor brasileiro diminua. Com a saída precoce da seleção, os olhos se voltam ao futebol de clubes e o que cada time fez no período do Mundial.
Entre contratações, renovações e listas de dispensas, os times nacionais estão movimentando o mercado futebolístico antes da virada do ano. Enquanto alguns clubes buscam remanejar suas peças e manter a hegemonia, outros times se reestruturam e sonham com uma temporada de 2023 mais positiva.
O Estadão fez um breve resumo de tudo o que ocorreu com os principais times brasileiros na pausa para a Copa do Mundo. Confira:
Corinthians
A grande novidade do alvinegro paulista é a promoção de Fernando Lázaro à novo técnico do time. Ex-analista de desempenho do clube e da seleção brasileira, o profissional estava com as malas prontas para viajar ao Mundial do Catar quando recebeu o convite da diretoria corinthiana.
Essa será a primeira vez que Lázaro comanda uma equipe de futebol, algo que foi criticado pela torcida. Ele, no entanto, tem fortes laços com o Corinthians. Além de já ter treinado o clube de forma interina em outras ocasiões, Lázaro é filho do ex-lateral Zé Maria, ídolo do Timão.
O clube também tenta concretizar a permanência do volante Maycon e do atacante Yuri Alberto, duas importante peças na temporada de 2022. Ambos os atletas estão emprestados ao clube e o Corinthians deve fazer propostas de compra pelos dois. Outro nome ventilado por Itaquera é o de Ángel Romero, que está sem time no momento, e pode ser repatriado.
São Paulo
O clima no Morumbi é de despedidas. Após um frustrante vice-campeonato da Sul-Americana, o tricolor paulista preparou uma lista de dispensa com 6 jogadores. Ao menos, até o momento. Saem: Nahuel Bustos, Miranda, Éder, Marcos Guilherme, Andrés Clodoaldo e Reinaldo.
Para integrar o novo elenco, a equipe comandada por Rogério Ceni foi atrás do goleiro Rafael, que integrou o elenco do Atlético-MG nas últimas três temporadas, e do atacante Pedrinho, cedido por empréstimo pelo Lokomotiv. Quem renovou o contrato foi o volante uruguaio Gabriel Neves, que estendeu seu vínculo por mais três temporadas.
Palmeiras
A saída de Gustavo Scarpa, melhor jogador do time alviverde na última temporada, para o futebol europeu pode não ser uma boa notícia para o torcedor palmeirense, mas a perspectiva de uma temporada completa com Endrick anima até o mais pessimista palestrino.
É bem verdade que a joia de 16 anos já está sendo negociada com o Real Madrid, mas mesmo se acordo for firmado, o atacante só iria para a Europa em 2024, quando completa 18 anos. Até lá, a esperança é que ele infernize os adversários com muitos gols.
O foco do time comandado por Abel Ferreira é manter as peças que venceram o campeonato brasileiro de 2022. Para isso, Raphael Veiga e Luan tiveram seus contratos ampliados e o goleiro Marcelo Lomba renovou com o clube.
Com a confirmação da saída de Tite da seleção brasileira, o nome de Abel Ferreira é ventilado como um possível substituto no comando do Brasil. Até o momento, no entanto, tal questão não passa de uma especulação.
Santos
O alvinegro praiano anunciou, poucos dias antes do começo do Mundial, a contratação do técnico Odair Hellmann para a temporada de 2023. Quem também passou a integrar a direção técnica do clube foi Paulo Roberto Falcão, que assumiu o cargo de coordenador esportivo e foi peça fundamental na escolha de Hellmann.
Além da nova direção, o mercado do Santos também foi bem movimentado, com atletas chegando e saindo do time. Na barca de dispensa, quatro foram os jogadores que deixaram de fazer parte do plantel. Enquanto Madson não teve seu contrato renovado, Luan, Bruno Oliveira e Auro não tiveram seus empréstimos estendidos para a próxima temporada.
O lateral-direito João Lucas, ex-Cuiabá, o atacante Mendoza, ex-Ceará, e o zagueiro Messias, ex-América-MG e Ceará, chegaram como novos reforços. Além dos novos contratados, o conselho do Santos também aprovou uma parceria para construção da nova Vila Belmiro.
O início das obras estão previstas para o segundo semestre de 2023 e o acordo com a WTorre segue os mesmos moldes da Arena do Palmeiras, o Allianz Parque. O Santos seguiria com a posse da Vila Belmiro, mas a empresa teria o direito de administrá-la por 30 anos.
Flamengo
Mesmo após ganhar a Libertadores e a Copa do Brasil, o técnico Dorival Júnior não comandará a equipe rubro-negra em 2023. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o treinador brasileiro anunciou sua saída afirmando que a "diretoria entendeu que momento era de mudança".
O vínculo de Dorival ia até 31 de dezembro de 2022 e as negociações para a renovação se arrastavam. No dia 25 de novembro, rumores de que o Flamengo negociava com o português Vítor Pereira, que havia deixado o Corinthians há poucas semanas, se espalharam e causaram incômodo em Dorival.
A contratação de Pereira, apesar de ser dada como certa, ainda não foi anunciada pelo clube. Para 2023, o principal objetivo do Flamengo é a conquista do Mundial de Clubes. O lateral Filipe Luís, que já tem 37 anos, renovou o seu vínculo com o time até o final da temporada para competir no torneio.
Além da troca no comando técnico, o clube da gávea monitora a situação do volante Gerson no Olympique de Marselha. O atleta não foi relacionado pelo técnico Igor Tudor para a intertemporada, o que anima o Flamengo para a chance de repatriar o jogador.
Vasco
Após um ano difícil na série B, o Vasco conseguiu o acesso para a primeira divisão e pode iniciar seu processo de reestruturação encabeçado pela 777 Partners. Para o lugar do técnico Jorginho, dispensado logo após o final da atual temporada, a equipe carioca trouxe Maurício Barbieri, ex-Red Bull Bragantino.
"O nosso técnico vai ser o Maurício Barbieri, um jovem que vem de três anos dentro do Red Bull Bragantino. Um clube com viés empresarial, com objetivos muito semelhantes, em nível mundial, com o Vasco. É um treinador cujo modelo de jogo é o escolhido pelo Vasco para 2023: agressividade, verticalidade, dinamismo, trabalho com jovens, desenvolvimento de talentos, potencializar jogadores para fins esportivos e financeiros", afirmou Paulo Bracks, diretor de futebol do clube.
Outra novidade no clube é o retorno de Abel Braga a São Januário, dessa vez como diretor técnico. Ao todo, são três jogadores que já estão acertados com o time carioca: o atacante Pedro Raul, ex Goiás, e os volantes Júnior Urso, ex-Orlando City, e Patrick de Lucca, ex-Bahia.
Botafogo
O sonho da Libertadores pode não ter vingado em 2022, mas o Botafogo se prepara para uma nova temporada de maior sucesso. A manutenção do técnico português Luís Castro, que chegou a receber propostas de outros clubes, foi o primeiro passo para começar o novo ano com o pé direito.
Até o momento, as contratações do alvinegro foram discretas. O volante Marlon Freitas, ex-Atlético-GO, foi o único nome anunciado. Já o atacante Matheus Nascimento assinou um novo contrato com o clube até 2025, enquanto o zagueiro Víctor Cuesta teve seu empréstimo renovado até o final de 2023.
A boa notícia para os torcedores do Botafogo é que a equipe deve contar com o goleiro Gatito Fernández já em março do próximo ano. Após operar o ombro esquerdo, o futuro do arqueiro paraguaio era incerto no clube. Ele, no entanto, tratou de acalmar os torcedores e já anunciou que existe um acordo encaminhado para que ele continue no Botafogo até o final de 2024.
Fluminense
Com a volta do Imortal à elite do futebol brasileiro, o Grêmio anunciou a renovação do contrato do técnico Renato Gaúcho até dezembro de 2023. Como reforços, o tricolor contratou o volante Pepê, ex-Cuiabá, o lateral Reinaldo, ex-São Paulo, e Bruno Uvini, que estava sem clube após passagem no FC Tokyo.
Quem também renovou o contrato foi o atacante Diego Souza, que aceitou uma redução salarial de 30%, e o zagueiro Kannemann. Já a lista de dispensa é grande. O meia Jean Pyerre, os atacantes Ricardinho e Elkeson, e os laterais Nicolas, Léo Gomes e Edilson dão adeus ao clube.
Internacional
Vice-campeão do Brasileirão de 2022, o Internacional ainda não anunciou nenhuma nova contratação para próxima temporada. Os torcedores colorados, no entanto, não precisam se desesperar. O nome de Mário Fernandes, lateral do CSKA, já é dado como certo e tende a ser um ótimo reforço para a equipe.
Além dele, outros jogadores que já foram sondados pelo clube gaúcho são: o volante Lucas Romero, do Independiente, o meia Igor Gomes, do São Paulo e o volante Caio Vinícius, do Fluminense. Já na lista de dispensa, o colorado dá adeus ao lateral Weverton, ao volante Lizieiro, e ao atacante Thiago Galhardo.
Cruzeiro
Com o título da série B conquistado de forma incontestável, o time mineiro busca repetir o sucesso na temporada de 2023. Para tal, Ronaldo contratou nomes interessantes para compor o elenco: o zagueiro Neris, que atuava na Arábia Saudita, o goleiro Anderson, ex-Athletico-PR e o meia Mateus Vital, ex-Corinthians.
O pacote Corinthiano, no entanto, pode ser maior. O zagueiro Raul Gustavo e o atacante Mateus Davó, ambos do Timão, também interessam a Raposa. Quem também pode pintar no Cruzeiro é o atacante Alex Teixeira, que rescindiu seu contrato com o Vasco e está sem clube.
Atlético-MG
A temporada de 2022 foi uma de decepções para o Galo. Após conquistar o tão sonhado título de campeão brasileiro em 2021, o clube mineiro viu o treinador Cuca dar adeus à equipe e seu sucessor, Turco Mohamed, falhar em tornar o time competitivo.
O retorno de Cuca no meio do ano, no entanto, não solucionou as crises no time e a equipe amargou um sétimo lugar no Brasileirão. A rescisão com o técnico brasileiro ocorreu em comum acordo e, para o seu lugar, a diretoria do Galo trouxe o argentino Eduardo Coudet.
Quem também dá as caras no time mineiro é o meia-atacante Paulinho, ex-Bayer Leverkusen. O jovem de 22 anos não vingou no futebol europeu, mas foi um pedido de Coudet para a diretoria. Outros jogadores que podem pintar no Galo são o lateral Gilberto, do Benfica, o meia Edenilson, do Internacional e o zagueiro Bruno Fuchs, do CSKA Moscou.