O zagueiro Raul Gustavo viveu um ano de altos e baixos no Corinthians, clube que defende desde o final de 2019, ainda nas categorias de base. No profissional, sua estreia se deu em janeiro de 2021. Ainda assim, o Cruzeiro, que também está de olho em Mateus Vital, está interessado em poder contar com o defensor.
Em 2022, Raul fez um total de 33 partidas, totalizando 2.839 minutos em campo, em uma média de 86 minutos/duelo, ou seja, quase sempre um jogo inteiro. O Campeonato Brasileiro foi quando apareceu mais, com 20 jogos, seguido pela Libertadores, com sete.
Ele ainda marcou quatro gols - dois na Série A, um na Copa do Brasil e um na primeira fase do Paulistão, além de ter dado duas assistências, uma no torneio nacional de pontos corridos e uma na Libertadores.
No entanto, vale destacar que a maior parte dos duelos disputados por ele (22) aconteceu no primeiro semestre, tanto que, após boas atuações, entrou no radar de outros clubes, inclusive europeus.
No segundo semestre, seu rendimento caiu, principalmente por conta de lesões. Ele teve um entorse no tornozelo e também dores no adutor da coxa, que o tiraram de combate por bastante tempo.
Além disso, com o crescimento de Robert Renan e a chegada de Fabián Balbuena, Raul chegou a ser "esquecido" no banco de reservas, sem minutos em diversos jogos do final do ano, inclusive nas semis e finais da Copa do Brasil.
Ainda assim, segundo informações da rádio Itatiaia, em Minas Gerais, o Cruzeiro tem uma proposta de empréstimo na mesa, e a decisão pelo futuro do atleta deve ser tomada nos próximos dias. O clube paulista não confirma a informação do interesse no zagueiro pelos mineiros.
Vale lembrar que Raul é natural de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, e defendeu as cores do Democrata e do Betinense antes de migrar para o Alvinegro paulista. O vínculo com o Corinthians vai até o final de 2024, com 90% dos seus direitos econômicos.