Ao longo da temporada, o elenco alvinegro foi muito criticado por conta do baixo desempenho físico dos atletas. Segundo Renato Rodrigues, ex-analista do Corinthians e atualmente comentarista da ESPN, isso se dá pela idade avançada do elenco e a diretoria é a principal culpada por esse problema e cita o Palmeiras como exemplo.
"
O primeiro ponto, acho que não justifica o que o VP fez. É uma palhaçada, sacanagem gigante, e seria se fosse com Flamengo, Palmeiras ou qualquer time. Esse tipo de atitude não cabe. Porém, as críticas que ele fez ao elenco estão muito corretas. Futebol de alto nível hoje é intensidade de jogo, resistência, o jogo é muito físico, como na Copa, por exemplo. Olha para o Palmeiras, a faixa de idade dos principais pilares. Estão entre 25 e 30, ápice físico do atleta, esses caras entregam uma rotação de jogo muito maior, pressionar e retornar", aponta o comentarista da ESPN em entrevista exclusiva ao Meu Timão, no Redação Meu Timão, no Youtube.
Por conta desse baixo desempenho físico, além dos jogadores, uma figura muito criticada era Flávio de Oliveira, preparador físico da época em que Sylvinho comandou a equipe e que agora retornou ao Parque São Jorge para auxiliar Fernando Lázaro.
O baixo desempenho começou a ser contornado em março quando Vítor Pereira assumiu o comando técnico da equipe. Inclusive, quando chegou no Timão os treinamentos realizados pelo lusitano causaram divergências entre os atletas e a nova comissão.
Para Renato, além da mudança de treinador, as chegadas de Yuri Alberto e Fausto Vera foram muito importantes para essa mudança pois eles tem uma idade que não estão em desenvolvimento e nem em declínio físico.
"
Quando olho para o elenco, minha crítica vai para a diretoria(...) o Corinthians começa a ter sobrevida na temporada quando ganha energia e intensidade. Para mim, até a chegada do Yuri e do Fausto, é um elenco com referências em declínio físico e na outra parte jovens em transição. Fica nesse vazio", disse Renato Rodrigues.
Neste momento, Fernando Lázaro segue a preparação do elenco para a temporada 2023. Enquanto isso, o Corinthians se movimenta nos bastidores para reforçar a equipe. Segundo apuração do Meu Timão, Romero está próximos de vestir a camisa alvinegra. Além dele, Matheus Bidu também é alvo.
Para o ex-analista, o Time do Povo deve focar em jogadores que tem uma idade média, para assim balancear o elenco junto aos atletas mais novos e mais velhos. É, por exemplo, esse tipo de atleta que o Palmeiras tem apostado, tido como ele como um exemplo a ser seguido.
"
O mercado do Corinthians tem de ser com jogadores na média idade. Mas são os mais caros, que os clubes mais competem para ter. O Palmeiras está apostando em jogadores em final de transição e terminando de lapidar, como Rony, Veiga, Zé Rafael. Se o Corinthians fosse buscar um 'Du Queiroz', seria caro. É um dilema grande, o Fernando vai ter que ficar no meio termo, equilíbrio", explica Renato Rodrigues.
Atualmente de férias, o Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava na próxima quarta-feira e inicia a preparação para a temporada 2023. Até o momento não foi revelado quais jogadores devem integrar de fato a equipe de Fernando Lázaro e quais devem deixar o Parque São Jorge.
Elenco, Corinthians, Timão, Elenco