O Corinthians abre a temporada de 2023 com o limite de estrangeiros já atingido no elenco - e prestes a ser ultrapassado. São cinco atletas sob contrato com o clube, o máximo permitido pela Confederação Brasileira de Futebol em uma partida de competições nacionais - torneios que preenchem cerca de 80% do calendário.
De acordo com a entidade, apenas cinco atletas não-brasileiros podem ser relacionados por partida em torneios nacionais, número que é completo pelos zagueiros Bruno Méndez e Fabián Balbuena, o lateral-direito Rafael Ramos, e os meio-campistas Victor Cantillo e Fausto Vera.
A situação pode ficar ainda mais complicada com a iminente chegada do atacante paraguaio Ángel Romero, que extrapolaria o limite. Vale lembrar que nada impede a contratação, mas algum dos estrangeiros teria de ser cortado a cada partida para atender à regra.
Veja caso a caso
Bruno Méndez
O zagueiro uruguaio voltou ao clube no meio do ano passado e tornou-se um dos reservas mais utilizados no segundo semestre. Tanto na sua função quanto na lateral, atuou bastante e chegou a ser titular em dado momento. Tem contrato até dezembro de 2023.
Balbuena
O zagueiro paraguaio chegou por empréstimo em julho e tem vínculo válido até junho do ano que vem. Titular desde o primeiro momento, é um dos nomes que a diretoria se esforça para contratar em definitivo em 2023.
Rafael Ramos
Contratado por indicação de Vítor Pereira, o português jogou bastante até julho, mas depois pouco entrou em campo. Sofrendo com lesões musculares, terminou a temporada em terceiro na fila da sua posição, atrás de Fagner e Méndez. Seu contrato vai até junho de 2024.
Fausto Vera
O meio-campista argentino foi a contratação mais cara da gestão Duilio Monteiro Alves e tornou-se titular praticamente desde que chegou ao clube. É um dos nomes certos para a tentativa de títulos na temporada de 2023, com vínculo válido até junho de 2026.
Cantillo
O colombiano entra no seu quarto ano de Corinthians, o último do seu contrato com o clube. Perdeu espaço na reta final do técnico Vítor Pereira e tenta retomar com Fernando Lázaro, mas já tem seu nome como interessante a outros clubes.