Até o final do ano, o Corinthians terá que lidar com onze jogadores que estão emprestados, mas próximos de romper seus vínculos com as atuais equipes. Até o momento, uma boa parte ainda sem futuro definido para 2023.
Um dos principais casos é referente ao Luan, emprestado para o Santos. Em novembro, o LANCE! já havia adiantado que o Peixe informou que devolveria o jogador ao Timão. A diretoria corintiana, por sua vez, tinha a expectativa de manter o vínculo até o final de 2023. Caso não seja encontrada outra equipe, o jogador terá que se reapresentar com o Corinthians, contudo, existe a chance do meia treinar separadamente enquanto a diretoria corintiana busca uma alternativa.
Outro nome que lida com o contrato de empréstimo chegando ao fim é Everaldo. O atacante estava emprestado para o América-MG. Este é o segundo vínculo do gênero em dois anos. Em 2021, atuou pelo Sport. Seu contrato com o Corinthians termina em junho de 2023. Ainda não há nada sobre possíveis negociações.
Ainda nesta semana, o LANCE! também trouxe à tona a situação de Matheus Jesus. O volante encerra seu vínculo de empréstimo com a Ponte Preta no final deste ano, mas tem contrato com o Corinthians até o final 2023.O jogador foi pego por doping em fevereiro deste ano. A suspensão termina no dia quatro de dezembro. Desta forma, já estará apto para voltar a atuar na temporada 2023. Contratado pelo Timão em 2019, seu contrato termina no final do próximo ano.
Janderson, que defendeu o Grêmio na série B este ano, também encerra seu vínculo com a equipe e volta ao Corinthians. Este foi o seu terceiro empréstimo consecutivo. O diretor do Grêmio, Sérgio Vazques, confirmou em entrevista à 'Rádio Gaúcha' que o atacante seria devolvido ao Timão.
O LANCE! também adiantou a situação de Jonathan Cafu. Emprestado para o Cuiabá, seu vínculo se encerra em breve. De acordo com informações levantadas pelo L!, o estafe do jogador conversa com representantes de alguns clubes estrangeiros que gostaram do que viram nas últimas apresentações do atleta com a camisa do Dourado.
Em janeiro deste ano, o Corinthians confirmou o empréstimo dos zagueiros Léo Santos (para a Ponte Preta), e da cria da base Caetano (para o Goiás). O contrato do primeiro com o Timão acaba no final de 2023 e do segundo em 2024. Caetano nunca atuou pela equipe profissional do clube alvinegro.
Matheus Davó estava no Bahia, emprestado até o final deste ano. Em alta na equipe nordestina, em agosto chegou a receber sondagens do futebol russo.
Quanto ao lateral Reginaldo - revelado na base do Corinthians - foi para o Tombense, mas quase não jogou. Ainda não há nada oficial sobre seu futuro. Ao todo, esteve presente em cinco partidas apenas.
Visando o início da temporada 2022, o lateral Matheus Alexandre se apresentou no começo do ano ao Coritiba. Com vínculo se encerrando em dezembro, a equipe não apresentou interesse em seguir com o atleta.
Por fim, outro emprestado com contrato se encerrando em breve é Luis Mandaca. Contratado pelo Timão em 2020, atuou pelo Londrina neste ano. Seu empréstimo foi acertado em março e seu vínculo com o Corinthians vai até o meio de 2024.