Nesta quarta (30), Polônia e Argentina se enfrentaram em disputa direta por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Antes da Copa do Mundo, Robert Lewandowski havia dito em entrevista à Fifa que a partida contra os argentinos seria a mais difícil para os poloneses – e ela foi. A Argentina fez sua melhor partida até o momento no torneio e venceu por 2 a 0.
Até a partida de hoje, Polônia e Argentina já haviam se enfrentado 11 vezes. A Argentina venceu seis, a Polônia três e foram dois empates. Em Copas do Mundo foram dois duelos: em 1974 (3-2 Polônia) e em 1978 (Argentina 2-0).
Argentina tenta e Messi para em Szcezsny
A Argentina foi superior desde o começo da partida, tomando a iniciativa do jogo, chegando a perigosas finalizações antes mesmo dos 10' e obrigando Szczesny a fazer duas boas defesas. A posse de bola albiceleste era superior (60%) e os poloneses não conseguiam criar chances de perigo quando a recuperavam porque os argentinos se fechavam em uma formação 4-4-2 defensiva.
A seleção argentina chegava ao ataque com facilidade e trocava passes em volta da área polonesa para abrir a marcação e criar uma finalização, mas esbarrava nas linhas defensivas da Polônia e errava o último passe. Já a Polônia, quando recuperava a bola, tentava acionar o Lewandowski rapidamente, da mesma forma como fez em suas outras partidas.
O jogo passou a se desenhar de forma que a Polônia usava duas linhas de quatro para se fechar na frente da Argentina, que por sua vez tentava a troca de passes para se infiltrar entre as linhas e surpreender, mas perdia a bola. A Polônia tentava atacar rapidamente, mas os argentinos recuperavam e seguiam pressionando.
As melhores chances argentinas vieram aos 33', quando Di maria quase marcou gol olímpico e aos 36', quando Julian Álvarez se infiltrou por trás das linhas defensivas polonesas e finalizou com muito perigo, obrigando Szczesny a fazer sua terceira defesa ainda no primeiro tempo.
Aos 39', a estrela de Szczesny brilhou novamente após a Argentina ter um pênalti polêmico marcado a seu favor. Na cobrança, Lionel Messi perdeu seu segundo nesta Copa do Mundo e o goleiro polonês defendeu seu segundo.
Ao final do primeiro tempo, a Argentina teve 57% de posse de bola contra 30% da Polônia (14% em disputa) e havia finalizado 14 vezes, sendo que nove foram no alvo. Dos chutes que foram em direção ao gol, sete foram defendidos por Szczesny e dois foram bloqueados pela defesa polonesa.
Argentina superior e Polônia retrancada
226 minutos sem acréscimos. Foi a quantidade de tempo que a retranca polonesa aguentou sem tomar gols nesta Copa do Mundo. Logo depois que o segundo tempo começou, o goleiro Szczesny foi vazado por Alexis MacAllister após ele receber um bom cruzamento rasteiro no meio da grande área. Argentina 1 a 0.
Mesmo com a vantagem mínima no placar, a Argentina seguiu pressionando a seleção polonesa em busca de mais gols. A Polônia seguia retrancada, mas dava espaços para algum jogador argentino que entrasse pelo meio e finalizasse. Aos 20' do segundo tempo, a albiceleste já havia finalizado mais seis vezes e a Polônia duas, mais sem perigo.
De tanto martelar, a Argentina enfim conseguiu ampliar o placar. Aos 67', Enzo Fernandez fez um ótimo passe para Julian Álvarez se infiltrar pelo meio. O atacante do Manchester City finalizou com maestria no ângulo e fez 2 a 0. No momento, o México vencia a Arábia Saudita por 2 a 0 e igualava a tabela em pontos e saldo de gols. A Polônia seguia se classificando na segunda colocação por ter recebido dois cartões amarelos a menos que o México.
Aos 70', Messi recebeu um lindo passe da esquerda pelo meio e finalizou com perigo, mas Szczesny defendeu novamente e seguiu dando um respiro para a tensa torcida polonesa.
A seleção polonesa se postou totalmente na defesa e desistiu de atacar, esperando a Argentina chegar para se segurar em sua forte retranca formada por uma linha de seis defensores. Neste ponto do jogo, Lewandowski havia se tornado um mero espectador enquanto a Argentina trocava passes e exercia seus 63% de posse de bola.
A seleção argentina teve, ao todo, mais de 20 finalizações e chegava no ataque com facilidade mesmo diante da defesa polonesa, atuando de forma magistral, derrotando a Polônia por 2 a 0 e comprovando que a derrota para a Arábia Saudita na partida de abertura havia sido um acidente de percurso.
Como ficou o Grupo C:
Com a vitória da Argentina por 2 a 0 sobre a Polônia, ela se classificou na primeira colocação e joga contra a França nas oitavas de final. Na outra partida, o México venceu a Arábia Saudita por 2 a 1, mas foi superado no saldo de gols e foi eliminado. Os poloneses jogam contra a França na próxima fase.
Ficha técnica
Polônia x Argentina
Data: 30/11/2022, 16:00
Estádio: Estádio 974
Gols: 46' MacAllister, 67' Álvarez
Substituições – POL: 46' Kaminski e Skóras (Frankowski, Swiderski), 62' Szymanski (Bielik), 79' Piatek (Zielisnki)
Substituições – ARG: 59' Paredes e Tagliafico (Acuña, Di Maria), 79' Martinez, Pezzella (Fernández, Álvarez), 83' Almada (MacAllister)
Polônia (4-4-2): Szczesny – Bereszynski, Kiwior, Glik, Cash – Frankowski, Krychowiak, Bielik, Zielinski – Swiderski, Lewandowski (c)
Técnico: Czeslaw Michniewicz
Argentina (4-3-3): Martinez – Molina, Romero, Otamendi, Acuña – de Paul, Enzo Fernandez, MacAllister – Di Maria, Messi (c), Álvarez
Técnico: Lionel Scaloni
Copa do Mundo, Argentina, Messi, Polônia, Lewandowski