O volante Matheus Jesus, do Corinthians, ficará livre para atuar a partir de 4 de dezembro, quando acaba a suspensão por doping.
Como o calendário do futebol brasileiro de 2022 já acabou, ele estará apto para entrar em campo a partir da próxima temporada.
Matheus, de 24 anos, foi pego em exame durante a passagem por empréstimo pela Ponte Preta. Ele foi testado em 5 de fevereiro, contra o São Bernardo, pela quarta rodada do Paulistão.
O resultado acusou diversas substâncias proibidas derivadas do estanozolol - um tipo de esteroide anabolizante que ajuda na diminuição da gordura sem perda de massa muscular e no aumento da força sem ganho de peso, com efeito diurético.
O volante estava passando por um processo de recondicionamento físico na Ponte e também fazia acompanhamento fora do clube por conta própria com médico endocrinologista e especialista em nutrição esportiva.
O jogador foi julgado em outubro pela Terceira Câmara da Justiça Desportiva Antidopagem e pegou 10 meses de pena. O tribunal entendeu que não foi houve a intenção por parte do atleta, mas que ele deveria ser punido pelo "nível de responsabilidade" em relação à falta de cuidado no processo de uso de suplementos manipulados. O gancho poderia chegar a quatro anos.
Durante a suspensão, o contrato de Matheus Jesus com a Ponte ficou suspenso. O empréstimo termina em 31 de dezembro.
Já o vínculo do volante com o Timão vai até dezembro de 2023. Ele foi contratado pelo Corinthians em 2019, mas nunca se firmou.
Além da Ponte, onde foi revelado, já tinha sido emprestado para Bragantino, Juventude e Náutico. Chegou a ser afastado por questões disciplinares no Bragantino. Também já passou por Santos e Oeste durante a carreira.
Ele vinha passando por um processo de recondicionamento físico e estava chamando a atenção de Hélio dos Anjos nos treinos pelo bom desempenho.