O Corinthians não sofre com falta de opções na lateral esquerda, mas mesmo assim a posição é vista como um tema de atenção para a próxima temporada. Fábio Santos e Lucas Piton, que alternaram titularidade em 2022, são alvos de questionamentos por diferentes motivos.
Aos 37 anos, Fábio Santos é uma das referências do elenco corintiano. O jogador disputou 41 jogos na última temporada, sendo 34 como titular, e anotou cinco gols. Nos jogos mais importantes do ano, ele foi o escolhido para iniciar jogando.
Acontece que 2023 pode ser o último ano da carreira de Fábio, que estendeu seu vínculo com o Timão até o final da temporada. A parte física é um ponto de alerta para o jogador, mesmo ele não sendo presença constante no departamento médico, pelo contrário.
Lucas Piton, por sua vez, possui caso diferente. Cria do Terrão, o jovem de 22 anos participou de 52 jogos na temporada, sendo titular em 39, com um gol e quatro assistências. O atleta ganhou espaço especialmente no início do ano e chegou a desempenhar diferentes funções, até mesmo atuando pelo setor direito do campo por necessidade.
Piton já mostrou ter muito potencial, mas não se desenvolveu como o esperado. O ano de 2022 do jovem ficou marcado por oscilações, tendo um desfecho negativo na final da Copa do Brasil, quando foi um dos piores em campo atuando como ala.
Lucas é um ativo do Corinthians e pode render uma boa venda para o Timão. Seu contrato com o Alvinegro é válido até final de 2024 e o jovem chegou a retirar passaporte italiano em 2021, o que facilitaria negociações com clubes europeus, já que ele não tomaria uma vaga destinada para atletas estrangeiros.
Bruno Melo, outra opção para lateral esquerda no elenco, tem contrato de empréstimo com o Corinthians apenas até o final do ano e deve retornar para o Fortaleza.
Tendo em vista esse cenário, não será surpresa se o Corinthians intensificar procura por lateral esquerdo no mercado. Vale citar que a prioridade segue sendo jogadores de lado de campo e, não por acaso, o clube encaminhou o retorno de Ángel Romero.
Com Fernando Lázaro como novo comandante, o Corinthians se reapresenta no próximo dia 14 de dezembro no CT Dr. Joaquim Grava.