O ex-técnico do Corinthians, Vítor Pereira, utilizou oito jovens da base alvinegra durante sua passagem pelo clube, entre fevereiro e novembro deste ano. No entanto, há torcedores que acreditam que este número poderia ter sido maior.
Segundo enquete realizada pela Gazeta Esportiva, quase 70% dos internautas desejam maior utilização das categorias de base no próximo ano, principalmente na disputa do Campeonato Paulista, nos primeiros meses de 2023. O técnico escolhido pela diretoria corintiana para a próxima temporada foi Fernando Lázaro.
Já cerca dos 30% restantes acreditam que os jovens só devam ser utilizados em situações específicas, como feito por VP em casos de lesão de atletas ou, então, para promover rodízio.
Oito jogadores do Terrão foram utilizados em 2022, em todas as competições disputadas pelo time, sendo que dois deles se destacaram mais, o zagueiro Robert Renan e o atacante Giovane, sendo considerados já do time principal.
No caso do defensor, foram 13 jogos no total, com 1.028 minutos em campo, a maioria como titular. No final da temporada, ele ganhou ainda mais confiança do treinador e chega para a pré-temporada com moral.
Já Giovane começou a "era VP" por cima e terminou com poucas chances concedidas, principalmente após a sua compra do Capivariano, no meio de julho, coincidentemente. Ele atuou em mais jogos, 16 no total, mas com menos minutos em campo, 488.
Os outros atletas que entraram em campo foram: Guilherme Biro, Léo Mana, Matheus Araújo, Arthur Sousa, Wesley e Felipe Augusto.