O ídolo corinthiano Cássio fez uma de suas melhores temporadas com a camisa do Corinthians em 2022. Mesmo aos 35 anos, o goleiro teve um ano de alto nível e foi um dos principais jogadores da equipe. Seu ex-companheiro de clube, Chicão, falou sobre o desempenho do jogador na temporada e disse que o arqueiro deveria ter sido convocado para a Copa do Mundo do Catar.
"
Ele foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro de 2022, chegou numa final de Copa do Brasil, foi muito bem na Libertadores. E se o clube passou por alguns jogos foi pela ajuda do Cássio, ele teve uma parcela muito boa. Eu acho que ele poderia ter sido olhado com outros olhos, mas infelizmente não foi convocado, até porque tem três bons goleiros lá", disse o ex-jogador em entrevista para a Gazeta Esportiva.
Cássio entrou em campo 64 vezes em 2022 e foi vazado em 51 oportunidades. O arqueiro foi essencial na campanha do Corinthians na Libertadores, defendendo dois pênaltis nas oitavas de final, contra o Boca Juniors. Ajudou o Timão chegar na decisão da Copa do Brasil, diante o Flamengo, onde a equipe acabou derrotada nas penalidades máximas.
Além disso, o goleiro fez um Campeonato Brasileiro regular e teve seu desempenho reconhecido, sendo eleito o melhor arqueiro da competição pelo Prêmio Bola de Prata. Cássio recebeu mais um troféu individual e foi escolhido o melhor da posição pelo Troféu Mesa Redonda, que seleciona os melhores jogadores da temporada.
O ótimo ano de capitão corintiano, inclusive, não passou totalmente despercebido pelo técnico Tite, que comanda a Seleção Brasileira. O treinador colocou o goleiro na pré-lista de convocados para a disputa da Copa do Mundo, mas na convocação final o comandante optou por deixar Cássio de fora. Os chamados para defender o Brasil na posição foram: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras).