Quase metade dos jogadores utilizados pelo Corinthians durante toda a temporada de 2022 foi formada nas categorias de base do clube. Entre alguns poucos veteranos e muitos recém-saídos das divisões inferiores do Timão, a equipe teve grande contribuição dos jovens para alcançar o desempenho obtido.
Foram ao todo 22 jogadores com passagem pela base alvinegra utilizados durante todo o ano, em um universo no qual o time do Parque São Jorge teve 47 atletas para as partidas realizadas. Isso representa 46% do total.
Quem mais jogou foi o volante Du Queiroz, com 66 partidas desde janeiro, mesmo número do atacante Róger Guedes. O top-10 nesse quesito ainda tem os jovens Lucas Piton e Adson, além do experiente Fagner, todos frutos do Terrão.
Os corinthianos desde criança também foram responsáveis por 25 gols e 24 assistências durante toda a temporada. Os principais artilheiros foram Gustavo Mantuan e Adson, cada um com cinco tentos, enquanto Fagner se destacou com sete passes para gol.
A expectativa da diretoria é dar ainda mais espaço para os jovens em 2023, ano em que começa a pagar as parcelas do acordo com Caixa Econômica Federal pela Neo Química Arena. É possível incrementar ainda mais a presença dos atletas crescidos em casa.
Corinthians, Timão, Base, Elenco