Já com a cabeça em 2023, o Corinthians tem seis jogadores que podem sair ao final de seus contratos, em 31 de dezembro. Três deles foram pouco usados neste ano e já têm o adeus definido; um vinha jogando, mas não recebeu proposta para renovar; e o clube trabalha para manter os outros dois.
Dois que estão de malas prontas são os zagueiros Bruno Melo e Robson Bambu, que terminaram o ano como as últimas opções de Vítor Pereira para a zaga -atrás de Balbuena, Bruno Méndez, Gil, Raul Gustavo e Robert Renan. Ambos estavam emprestados, junto ao Fortaleza e ao Nice (FRA), respectivamente.
Ramiro é outro com o contrato expirando. Ele estava emprestado ao futebol árabe até agosto, no Al-Wasl (EAU), foi reintegrado por VP e usado em sete dos últimos dez jogos da temporada. O Corinthians não o procurou para tentar uma renovação, por isso o volante avalia propostas de outros clubes. Além dele, outro volante de saída é Xavier, que tem contrato até 31 de janeiro.
Situações de Fábio Santos e Maycon
Aos 37 anos, Fábio Santos deve ficar mais uma temporada no Corinthians. Pelo menos foi este o desejo que ele e o clube expressaram publicamente nos últimos meses. O jogador já falou que resta "um detalhe ou outro" para assinar, e o presidente Duílio Monteiro Alves confirma que "a intenção é renovar por mais um ano".
O caso de Maycon é um pouco mais complexo, pois o volante está emprestado pelo Shakhtar Donetsk (UCR). Os dois clubes têm conversado sobre "as possibilidades para ele permanecer", segundo Alessandro Nunes. Os ucranianos não querem um novo empréstimo e pedem 8 milhões de euros (R$ 39 milhões) para vendê-lo.
O Shakhtar está jogando o Campeonato Ucraniano e vai disputar a segunda fase da Liga Europa, mas as partidas não estão sendo realizadas na Ucrânia por conta do conflito com a Rússia. Foi justamente a guerra que permitiu a chegada de Maycon ao Corinthians, em março, e o cenário no país não mudou.