O técnico Fernando Lázaro assume o comando da equipe do Corinthians a partir do dia 14 de dezembro, data da reapresentação do elenco após as férias, e terá de lidar com vários jogadores cheio de história no clube. Ainda que esteja iniciando sua trajetória no cargo, porém, o treinador tem alguns momentos marcantes em seu passado recente como interino.
Foi com ele, por exemplo, que João Victor e Raul Gustavo foram escalados pela primeira vez como dupla de zaga titular da equipe. Isso se deu na goleada por 4 a 0 sobre o River Plate, do Paraguai, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Ainda que fosse um embate já sem importância, pois o Timão estava eliminado, ele foi o primeiro a confiar a proteção da zaga à dupla. Sem Jemerson, machucado na ocasião, ele tirou Gil da lista de relacionados e acreditou no potencial da combinação, que viveu seu ápice em 2022, ganhando a confiança de Vítor Pereira.
João e Raul chegaram a atuar juntos anteriormente, mas ou com o primeiro exercendo a lateral-direita ou com um terceiro zagueiro entre eles. No duelo contra os paraguaios, aliás, Lázaro estabeleceu algo que virou comum depois: Bruno Méndez foi o substituto de Fagner, poupado, não mais João Victor.
Outro atleta da base com um momento marcante sob o comando do novo treinador foi o meia Adson, titular pela primeira vez justamente nessa partida. O canhoto, que havia entrado em algumas ocasiões com Vagner Mancini, participou de dois gols no embate.
Já na passagem mais recente, Lázaro foi o primeiro a colocar em campo todos os reforços da equipe ao mesmo tempo. Atuaram em mais de uma ocasião, sendo duas delas como titular, o quinteto formado por Giuliano, Paulinho, Renato Augusto, Willian e Róger Guedes.
Diferentemente do que foi feito com a dupla de zaga, porém, Vítor Pereira considerou que essa equipe não teria capacidade de ganhar muitos jogos pela falta de velocidade. Ao final do trabalho, era raro até ver mais de um entre os meias em campo - Willian, por sua vez, deixou o elenco no meio da temporada.
João Victor, Raul Gustavo, Fernando Lazaro, Timão, Corinthians
Só que esse Raul Gustavo não presta!