O Corinthians tem um novo comandante definido para 2023 e o nome escolhido foi Fernando Lázaro. O treinador completou em 2022 a Licença A da CBF - exigência para comandar equipes na Série A do Brasileiro - e iniciará a Licença PRO em março de 2023. Enquanto isso, terá liberação provisória da Conmebol para poder assinar as súmulas das partidas.
Fernando Lázaro, que foi escolhido como aposta da diretoria do Corinthians, não iniciou ainda a Licença PRO, certificação máxima exigida em solo brasileiro e sul-americano. Segundo apuração do ge.globo, o treinador se dispôs a iniciar o curso da CBF já na próxima turma disponível, em março de 2023, e terá liberação da Conmebol para a Libertadores, competição que o clube inicia na fase de grupos.
Podem assinar as súmulas da Conmebol apenas os treinadores que têm a licença PRO, por isso, a liberação provisória da entidade sul-americana é vista como ato de boa fé pelo clube.
Em competições a nível nacional, a Licença A condicionada à inscrição em próxima turma de Licença PRO já permite o treinador assinar as súmulas ao final de jogo como manda o regulamento. Sendo assim, não há preocupação para o Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Brasileiro.
A fase de grupos da Conmebol Libertadores está prevista para começo no dia 22 de março, enquanto o curso de Licença PRO da CBF começa 20 dias antes, 2 de março e acontece "semipresencial". Lázaro e seus companheiros de classe iniciarão de maneira online até 2 de maio, quando se inicia a parte do processo presencial, até dia 15 de maio - sendo assim, é possível que o treinador tenha que se ausentar para exigências da certificação.