O Conselho Deliberativo do Corinthians marcou uma reunião para o dia 16 de novembro, com o intuito de realizar algumas mudanças estatutárias.
A principal delas é uma possível ampliação do mandato presidencial, indo de três para quatro anos. A mudança será levada à reunião para ser votada pelos conselheiros. Se for aprovada, ela entrará em vigor apenas em janeiro de 2024, quando assumirá o próximo presidenciável.
Essa possível mudança no estatuto foi aprovada por uma comissão, presidida por André Luiz de Olveira, o André Negão. Além das sugestões da Comissão de Reforma Estatutária, há um relatório dissidente.
Ao todos, constam 65 propostas, que foram apresentadas por 121 conselheiros. Uma das propostas que será votada é de que o Fiel Torcedor teria direito a votar nas eleições do clube.
Essa reunião, marcada para o dia 16, também poderá definir os rumos de Duilio Monteiro Alves, atual presidente do clube. Será votado a possibilidade de reeleição a partir do próximo pleito, o que daria a possibilidade do atual presidente concorrer.
Embora essa não seja a vontade da maioria, pode ser aprovado porque alguns enxergam Duilio como a “única solução”, já que ainda não encontraram um outro candidato de consenso.
O que poderia atrapalhar na aprovação, de ambos os casos, é Andrés Sanchez. Nome forte dentro do clube, o ex-presidente é contra a reeleição e a extensão de mandato.
Andrés não pretende mais se candidatar ao cargo de presidente, mas é muito ativo na política do clube. O ex-presidente pretende apoiar André Negão na próxima eleição, seu aliado há anos.
Final de temporada para o Corinthians
Em 4º lugar no Brasileirão, o Timão já está classificado para a fase de grupos da próxima Libertadores. Com 64 pontos, o time ainda pode terminar em segundo lugar e receber uma premiação maior. Atualmente, o vice-líder é o Internacional, com 67.
Restando duas rodadas para encerrar o campeonato, o Alvinegro encara amanhã (9) o Coritiba, às 19h, fora de casa. Depois, no domingo (13), recebe o Atlético-MG, pela última rodada.
Cheirinho de arroz queimado