Era 23 de dezembro de 2021. Enquanto planejava a atual temporada e nem sonhava com Vìtor Pereira, o Corinthians chamou o zagueiro Robert Renan numa sala e deu ao garoto de 18 anos um novo contrato. O vínculo, que acabaria em novembro de 2022, foi esticado até o fim de 2024.
Na ocasião, a diretoria do Corinthians acreditava ter nas mãos um garoto de bom potencial, que seria importante na Copa São Paulo de 2022 e nos demais campeonatos de base.
Quase um ano depois, o jovem de 19 anos recém-completados ainda nem conseguiu tirar sua habilitação para poder dirigir. Mas já vem sendo destaque no elenco profissional.
– Nós sentimos claramente que ele tem um potencial diferenciado em termos de construção. E, na minha opinião, um nível alto. É questão de ter oportunidades. Postergamos, postergamos... Mas ele tem estado numa maturidade que não me deixa dúvidas de que terá futuro brilhante se for humilde – elogiou o técnico Vítor Pereira em sua última entrevista coletiva.
Titular em sequência nos últimos três jogos (Goiás, Flamengo e Ceará), Robert Renan chegou a 11 partidas no profissional. Sondado por clubes europeus, o garoto não tem pressa de ir para fora do Brasil e vê a temporada de 2023 como uma oportunidade de consolidação entre o elenco profissional.
Empresário do jogador, Eduardo Bou Daye diz que o nome vem ganhando força fora do país:
– Estou sempre na Europa, então visitei alguns clubes na última janela e muitos perguntaram dele, mas ele ainda não estava neste processo em que está hoje. O fato é que achamos que ele tem que fazer uma carreira dentro do Corinthians. Estamos felizes de ele conseguir batalhar por seu espaço. O Robert é um garoto muito tranquilo, que não se deslumbrou com o assédio. Oscilações podem ocorrer, mas é preciso sempre ter a cabeça no lugar e os pés no chão – afirmou.
Além da consolidação no Corinthians, Robert Renan tem como meta disputar o Sul-Americano Sub-20 pela seleção brasileira em janeiro, no Chile.
Enquanto os jogadores do Corinthians sairão para as férias no próximo dia 14, Robert irá se apresentar à seleção sub-20 para dois amistosos contra o Chile, em Santiago, nos dias 17 e 20 de novembro. Ele será o único representante do Corinthians na delegação.