Com a aproximação do fim da temporada, o gerente de futebol, Alessandro, conversou com os jornalistas para avaliar a temporada do Corinthians e falar sobre os planos para 2023. Primeiramente, no entanto, se mostrou contente e parabenizou os funcionários do clube por toda a dedicação e trabalho no decorrer do ano.
“
Iniciar, na verdade, parabenizando a comissão técnica, os atletas, não somente pela vaga direta da fase de grupos da Libertadores, mas de uma forma geral pela temporada, pelos resultados, pela dedicação, pela entrega que esse grupo e a equipe do Vítor Pereira reproduziram em cada rodada. Independente das vitórias ou não, o que a gente avalia é o comportamento, o rendimento através de dados e avaliações de profissionais. Então, ficamos bastante satisfeitos com essa conquista da vaga”, comentou o profissional na zona mista.
Alessandro ainda aproveitou para recordar a reestruturação feita pelo Corinthians no começo de 2021. À época, o clube apostou em uma estrutura de custos mais enxuta e engordou receitas para melhorar sua capacidade de investimentos no futuro, possibilitando, assim, contratações de nomes como Giuliano, Renato Augusto, Róger Guedes, Paulinho, Balbuena, Fausto e Yuri Alberto.
“
Se eu for me remeter a um passado recente, eu teria que avaliar 2021 e 2022, porque é uma reestruturação que se iniciou em janeiro de 2021. A gente sabe que no futebol não se colhe frutos tão rápido. Nós passamos um semestre de 2021 sem contratar, fizemos uma reconstrução de equipe, mudamos duas vezes de treinador e só com o tempo a gente vai adquirir bons resultados e entendimento melhor na metodologia de trabalho. A gente vê um clube melhor preparado para disputar uma competição, mais organizado, financeiramente melhor”, disse o gerente.
“
Mas, para isso, teve um trabalho. Foram seis meses reconstruindo para chegar o primeiro atleta, que foi o Giuliano se eu não me engano. Então, é uma história que a gente precisa recordar sim, o torcedor precisa olhar para janeiro de 2021 e entender tudo o que aconteceu naquele ano para avaliar o momento e como está terminando essa temporada de 2022”, continuou Alessandro.
Em sequência, o gerente voltou a levantar uma questão bastante comentada nas últimas semanas: a situação de permanência ou saída do técnico Vítor Pereira. Ele não garantiu a continuidade do português, mas deixou claro que já há um planejamento sendo feito pelo clube para a temporada de 2023.
“
Talvez a maior ansiedade nesse momento seja a expectativa da permanência do treinador ou não, mas o que a gente precisa passar é a segurança e a tranquilidade que o departamento está trabalhando. A montagem está preparada e pronta para que os atletas tenham seus 30 dias de férias e uma reapresentação, avaliações físicas, clínicas, técnicas. E, até lá, teremos tempo suficiente para resolver a questão do Vítor. Mas, se ele não permanecer, iremos atrás de outro treinador para dar andamento ao nosso projeto”, afirmou o ex-jogador de futebol.
Por fim, Alessandro comentou sobre nova reestruturação dentro do Parque São Jorge, desta vez levando em consideração os atletas que estão em fim de contrato. Ele usou de exemplo o caso do volante Ramiro, que tem vínculo apenas até o fim da temporada e que já recebeu o aval do técnico Vítor Pereira para uma possível renovação de contrato.
“
Então, não é um problema para o gestor esperar uma semana a mais. Temos vários atletas que vamos avaliar a permanência ou não, isso é natural, tem atletas terminando seus contratos. O mister reforçou o quanto o Ramiro é importante, então avaliaremos primeiro uma questão técnica e depois a sequência ou não desse atleta. Então, que o torcedor tenha muita paciência para tudo aquilo que vem sendo feito pela presidência e diretoria”, finalizou.
Corinthians, 2022, Alessandro, parabenizou