Na noite desta sexta-feira, o Corinthians encarou o Santos no jogo de ida da grande final do Campeonato Paulista Sub-20. Em duelo disputado na Arena Barueri, o Timãozinho foi derrotado por 2 a 0 e largou atrás na disputa pela taça.
O primeiro tempo foi de chances bem distribuídas para os dois lados. Em um "gol espírita", o Santos conseguiu abrir o placar em uma tentativa de cruzamento do lateral Kevysson, que desviou e encobriu Kauê. Biro, nos minutos finais, teve chance sem goleiro, mas não conseguiu empatar o duelo.
A primeira estocada do Corinthians no segundo tempo foi também a chance mais clara no jogo, com Matheus Araújo. Menos de um minuto depois, porém, o Santos conseguiu aumentar a vantagem com Ivonei, cobrando pênalti.
Anota aí, Fiel! O Corinthians tenta reverter a desvantagem no próximo sábado, dia 12 de novembro, na Vila Belmiro. A partida acontece às 17h.
O jogo
Escalação
Para a partida, o técnico Danilo não pôde contar com a presença de Wesley, entregue ao profissional. Além dele, o atacante Felipe Augusto, no DM, e Pedro, entregue à Seleção Brasileira Sub-17, ficaram de fora.
Desta forma, o Corinthians iniciou a partida com Kauê; Léo Mana, João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Zé Vitor, Matheus Araújo e Pedrinho; Biro, Kayke e Arthur Sousa.
Primeiro tempo
O Corinthians iniciou a partida postado no seu tradicional 4-4-2. Na contenção, Zé Vitor e Matheus Araújo formaram a dupla de volantes, enquanto Biro e Kayke apareciam como armadores. Mais à frente, Pedrinho e Arthur Sousa eram os responsáveis por levar a bola às redes do goleiro Edu Araújo.
A primeira chegada do Corinthians no campo de ataque veio no que é uma grande marca de um dos principais destaques do time. Arthur Sousa pressionou a saída de bola adversária, invadiu a área e tentou rolar para Pedrinho, mas teve o passe interceptado pela defesa santista.
Poucos minutos depois, a trama ofensiva do Timão veio em jogada trabalhada desde a defesa. João Pedro Tchoca encontrou lindo passe para Pedrinho, que acionou Biro pela direita. O camisa 10 devolveu para o meio-campista, que recebeu na pequena área e cabeceou para fora.
A resposta santista veio logo depois. Ivonei recebeu livre na intermediária e conduziu para o último terço do campo, onde encontrou Fernandinho. O atacante foi para a linha de fundo e cruzou rasante, com perigo ao goleiro Kauê.
Em um lance inusitado, a equipe visitante conseguiu encontrar seu primeiro gol. Kevysson fez bela jogada de fundo e tentou cruzamento para a grande área. A bola desviou em Léo Mana e encobriu o goleiro Kauê, que nada pôde fazer.
A resposta do Corinthians foi rápida. Kayke recebeu de Matheus Araújo e invadiu a grande área. O camisa 7 inverteu o jogo para Léo Mana, que cruzou rasteiro para Arthur Sousa acertar a trave.
Pelo lado direito, a equipe do Corinthians também conseguiu mostrar algumas de suas credenciais. Guilherme Biro cortou para a canhota e levantou na área. A bola não encontrou nenhum atacante corinthiano, mas passou rente ao gol de Edu Araújo.
No encerramento do primeiro tempo, o Corinthians perdeu sua chance mais clara. Matheus Araújo costurou por dentro, bateu de fora da área e obrigou Edu Araújo a espalmar para frente. Na sobra, com gol aberto, Guilherme Biro chutou para fora.
Segundo tempo
O Corinthians voltou para o segundo tempo com duas trocas. Higor e Riquelme substituíram Zé Vitor e Pedrinho, de modo a tornar o time de Danilo um pouco mais ofensivo.
Logo na primeira estocada, o Timão teve chance incrível para igualar o marcador. Léo Mana recebeu pelo lado direito e cortou para o meio antes de tentar cruzamento. Livre, Matheus Araújo cabeceou duas vezes e parou no goleiro em ambas as oportunidades.
E a partida não poderia se desenhar de forma mais dramática para o Corinthians. Logo após a grande chance perdida, o Santos construiu belo contra ataque que desencadeou em penalidade máxima. Na cobrança, Ivonei bateu rasteiro e ampliou a vantagem.
O Corinthians, desta forma, passou a atacar de forma muito mais desordenada. Lançamentos diretos ao ataque e tomadas de decisão precipitadas foram a tônica de um Corinthians nitidamente desesperado pelo resultado.
Outra vez em cruzamento para a área, o Corinthians conseguiu chegar às redes, mas não como gostaria. Arthur Sousa se aproveitou de rebote do goleiro do Santos em cabeceio de Higor e fez o gol, mas estava em posição de impedimento.
Danilo seguiu na busca de reinserir seu time no duelo. Já na reta final, Breno Bidon entrou no lugar de Kayke, em uma tentativa de dar mais liberdade para Guilherme Biro enquanto armador do time.
Os seis minutos de acréscimos foram insuficientes para que o Corinthians esboçasse qualquer tipo de reação. A equipe agora se foca no jogo de volta, o último antes do encerramento da temporada 2022.
Ficha técnica de Corinthians 0 x 2 Santos
Competição: Campeonato Paulista Sub-20
Local: Arena Barueri, Barueri, SP
Data: 04 de novembro de 2022 (sexta-feira)
Horário: 20h00 (de Brasília)
Árbitro: Guilherme Francisco Maciel da Silva
Assistentes: Ítalo Magno de Paula Andrade e Rodrigo Meirelles Bernardo
Árbitro de vídeo: Rafael Gomes Felix da Silva
Gols: Kevyson e Ivonei (Santos)
Cartões amarelos: Léo Mana, Arthur Sousa, Pedrinho e Riquelme (Corinthians); Hyan (Santos)
CORINTHIANS: Kauê; Léo Mana, João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Zé Vitor (Riquelme), Matheus Araújo e Guilherme Biro; Kayke Ferrari (Breno Bidon), Arthur Sousa e Pedrinho (Higor).
Técnico: Danilo
SANTOS: Edu Araújo; Cadu (Thiago), Derick, Jair Paula e Kevyson (Pedrinhi); Hyan (Rafael Moreira), Balão e Ivonei; Miguelito (André), Fernandinho e Enzo Monteiro (Victor Michell).
Técnico: Buião
Veja mais em: Base do Corinthians e Corinthians Sub-20.
Vão levar um passeio lá na vila
Esses pe de rato ?? não ganharam na arena dirás na vila