O gol de Yuri Alberto na vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Flamengo, na última quarta-feira, que valeu classificação à fase de grupos da Libertadores, não saiu exatamente por acaso. O centroavante estava com um "índice de prontidão" em campo em 95 num índice que vai de zero a 100.
Não entendeu? O ge explica com a ajuda da tecnologia.
Yuri Alberto usa há algum tempo novos recursos a seu favor dentro de campo. Ele conta com a ajuda de Gustavo Jorge, fisiologista e seu gestor de performance há cinco anos, desde o final da formação como atleta no Santos. Yuri usa um anel que serve para coletar dados e avaliar seu corpo no pré e pós-jogo.
Um dos marcadores dessa ferramenta, que inclusive a CBF pretende usar em seus atletas na disputa da Copa do Mundo do Catar, a partir de 20 de novembro, é o "estado de prontidão". Ele mede o tanto que o atleta está apto para realizar determinada atividade.
No pré-jogo contra o Fla, o índice de Yuri Alberto chegou a 95. O marcador vai até 100. Ou seja, numa junção de concentração, sono adequado, corpo preparado fisicamente e outros fatores, o centroavante estava bastante apto para executar seu trabalho com precisão.
Com o uso da ferramenta, é possível traçar estratégias e tomar decisões corretas para a preparação do jogador. Além de medir a aptidão, destreza e prontidão para executar ações, como já citado, a ferramenta também é capaz de mensurar, por exemplo, a qualidade do sono do jogador.
Não só a quantidade de horas, mas quais fases do sono ele conseguiu atingir para o corpo descansar e recuperar adequadamente para a sequência intensa de jogos. Com as informações do sono, é possível pensar bem na recuperação. Além de outras coisas, como ganho de massa muscular.
Yuri também conta com a ajuda da termografia, que nada mais é do que a avaliação da temperatura de seus músculos, a fim de identificar se há processos de inflamação, prevenindo lesão. Tudo isso faz com que os treinos individualizados sejam justamente o que o jogador precisa para estar bem.
Tudo isso e mais especificamente o índice de 95 comprovam que Yuri estava pronto para o jogo, tendo dormido bem, se alimentado bem e feito uma preparação adequada. Fatores que acabaram resultando em seu nono gol pelo Corinthians.
Yuri Alberto, Corinthians, Desempenho