3/11/2022 09:40

Análise: Corinthians conquista vitória que dá pontapé inicial ao planejamento de 2023

Análise: Corinthians conquista vitória que dá pontapé inicial ao planejamento de 2023
O Corinthians conseguiu um grande resultado ao vencer o Flamengo na noite da última quarta-feira por 2 a 1, no estádio do Maracanã, em dia de festa para a torcida rubro-negra.


Não importa, como disse Renato Augusto, se era o time "A" ou "B", importa que o resultado foi positivo, e os três pontos definiram como será o primeiro semestre do clube paulista em 2023.

Enquanto Dorival Júnior decidiu colocar uma equipe alternativa em campo, dando um descanso aos recém-campeões da Libertadores, o Corinthians não pôde contar com Vítor Pereira à beira do gramado, suspenso, nem Maycon, Rafael Ramos, Adson, Gustavo Silva e Júnior Moraes.

Por outro lado, houve os retornos de Balbuena (titular) e Renato Augusto (entrou no segundo tempo). O que mais chamou a atenção foi Bruno Méndez na lateral direita, com Fagner no banco de reservas.

Ao contrário de jogos anteriores nesta função, Méndez foi muito bem contra o Fla, principalmente na questão ofensiva, ousando nas investidas pelo corredor e mandando lançamentos preciosos, como os dois a Yuri Alberto, um em cada tempo. O segundo, aos 30 da etapa complementar, garantiu a vitória à equipe.

Aliás, Yuri novamente merece menção especial. É um jogador que, com certeza, valeu (e vale!) o investimento. O centroavante soma nove gols em 25 jogos, na vice-artilharia da temporada. Seu contrato vai até o meio do ano que vem, mas uma opinião, não só minha, é certa: comprem esse jogador, deem um jeito. Ele é diferente.

Por outro lado, desde a final da Copa do Brasil, perdida para o Fla em 19 de outubro, Róger Guedes não conseguiu retomar seu futebol. Na última noite, esteve apagado, tomando decisões erradas, mas tem dias que são mesmo assim, faz parte, apesar que certas bolas não podem deixar de ser dominadas na área...

Du Queiroz, autor do primeiro gol, atuou de forma mais avançada, pisando na área e partindo para a finalização. O problema é que, exceto no tento marcado, ele ainda precisa de maturidade para decidir o que fazer - quando tocar para o companheiro, quando chutar, quando tentar dominar. Demanda tempo e, ao meu ver, ele vem desenvolvendo isso aos poucos.

O Corinthians, como um todo, apresentou o mesmo script de jogos passados, com um início mais apagado, ganhando forma no meio do primeiro tempo, criando volume e, no caso, chegando ao gol. Porém, no início da segunda etapa, levou o empate, em um golaço, aliás.

O Flamengo voltou para o segundo tempo com algumas modificações, inclusive entradas do time "A", e melhorou, enquanto o time de Filipe Almeida esperava. Cássio defendeu uma cobrança de falta, depois quase se embananou com uma recuada de bola.

No melhor momento dos cariocas, Yuri Alberto recebeu um belo lançamento de Bruno Méndez e marcou - foi a primeira finalização do time no segundo tempo, certeira.

A vitória garantiu o Corinthians na próxima Libertadores, o grande objetivo do clube na temporada no início do ano. Depois, com a evolução do trabalho, a chegada de reforços e liberações no DM, houve a possibilidade de um título e a frustração por não tê-lo conquistado. O gosto ficou amargo, mas, se rebobinarmos a fita, foi uma boa temporada.

Com poucos jogos para o término do ano, o time conseguiu vencer o atual campeão da Copa do Brasil e da Libertadores fora de casa (e a gente sabe como é o Corinthians longe de Itaquera) depois de um balde de água fria recente, garantindo seu cronograma do primeiro semestre de 2023 com três rodadas de antecedência. É para se comemorar ou, no mínimo, se sentir aliviado.

Agora, é hora de acertar outras arestas, iniciando com a decisão de permanência ou saída de VP. Ele só vai dizer após o término da temporada, como ele e o clube já divulgaram, mas que, ao menos, a diretoria esteja se movimentando nos bastidores, seja pelo fico ou não.

Se neste ano a possibilidade de título foi um "plus", a régua de medição a partir de agora será outra, não tem jeito. É possível ir além e, para 2023, com a continuação ou não deste trabalho, as cobranças serão diferentes.


VEJA TAMBÉM
- AMANHÃ TEM TIMÃO! Alteração de horário na partida entre Corinthians e Vasco pela Copinha.
- Convocação da organizada para votação de impeachment de Augusto Melo.
- QUER FICAR! Talles Magno confirma desejo de permanecer no Corinthians, negociação com Augusto Melo.









1536 visitas - Fonte: https://www.gazetaespo

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Dom - 18:30 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Velo Clube

Paulista

Qui - 19:30 - Nabi Abi Chedid
1 X 2
RB Bragantino
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade