Ao vencer o Flamengo na noite da última quarta-feira, o Corinthians colocou um ponto final em um tabu incômodo que já durava seis anos: voltou a vencer o Rubro-Negro no estádio do Maracanã.
O último triunfo no estádio carioca havia sido em julho de 2015 e foi bem simbólica, em um 3 a 1 com gols do lateral-esquerdo Uendel, do meia Jadson e do volante Elias, na conquista do hexacampeonato brasileiro.
Desde então, eram nove jogos disputados entre as equipes, com seis vitórias do Fla, três empates e nenhum triunfo do Timão, o que dava um aproveitamento de aproximadamente 11% ao clube paulista.
Neste ano, o Maracanã havia sido palco de outros dois duelos anteriores, uma derrota nas quartas da Libertadores por 1 a 0 - e a consequente eliminação do Corinthians - e um empate por 0 a 0 na final da Copa do Brasil - nos pênaltis, o Flamengo acabou sagrando-se campeão, no último dia 19 de outubro.
No entanto, nesta quarta-feira, Du Queiroz, no primeiro tempo, e Yuri Alberto, no final do jogo, fizeram os dois gols que garantiram a vitória do clube alvinegro templo do futebol. Matheus França, no início da etapa complementar, fez o dele.
Com o resultado, o Timão alcançou os 61 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro, mas permaneceu na quinta posição, atrás do próprio Fla (em terceiro) e do Fluminense (em quarto), com a mesma pontuação.
Ainda assim, a vaga direta para a disputa da próxima Libertadores está garantida à equipe de Vítor Pereira, que estava suspenso e acompanhou o duelo de camarote.
O Corinthians volta a campo no sábado, quando recebe o Ceará às 20h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, em jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão.