Ao vencer o Flamengo nesta quarta-feira (2) por 2 a 1, pela 35ª rodada do Brasileirão, o Corinthians não apenas garantiu matematicamente vaga direta à fase de grupos da Libertadores, mas também colocou ponto final em um incômodo tabu no Maracanã.
O Timão voltou a vencer no estádio Jornalista Mário Filho após mais de cinco anos. Até então, a última vitória do clube alvinegro no Maracanã tinha sido no dia 23 de julho de 2017, quando Balbuena, de cabeça, sacramentou a vitória dos visitantes por 1 a 0 sobre o Fluminense, pelo Brasileirão daquele ano.
Desde então, o Corinthians havia disputado 13 partidas no Maracanã, com nove derrotas e quatro empates. Antes do confronto contra o Rubro-Negro no Brasileirão, o Timão havia feito quatro jogos no estádio carioca na temporada, com duas derrotas e dois empates.
Antes do início da 35ª rodada, o Corinthians precisava somar seis pontos nas últimas quatro rodadas para garantir vaga direta à fase de grupos da Libertadores, tendo em vista que o G6 virou G8 com os títulos do Flamengo, e os seis primeiros colocados tem acesso direto à fase de grupos da competição continental.
Como o Atlético-MG, 7º colocado, empatou com o São Paulo, o Timão precisava de dois pontos para cumprir o objetivo na temporada, e conseguiu ao vencer a equipe de Dorival Jr.
Agora, os comandados de Vítor Pereira enfrentam o Ceará, no sábado (5), na Neo Química Arena, buscando voltar ao G4 e uma melhor premiação no Brasileirão. Empatado com 61 pontos, O Flu está na frente do Timão pelo número de vitórias.
Corinthians, Tabu, Libertadores, Flamengo, Timão