Duas semanas após o vice-campeonato da Copa do Brasil, o Corinthians volta ao Maracanã para rever o Flamengo, que o venceu nos pênaltis o torneio nacional e que, no último sábado, ganhou também a Taça Libertadores. O jogo será nesta quarta-feira, às 21h30, pelo Brasileirão.
Do outro lado da euforia dos flamenguistas nas arquibancadas, os jogadores do Timão ficarão frente a frente com lembranças de um episódio triste. Atletas experientes do Timão apontam a derrota na Copa do Brasil como a pior derrota de suas carreiras.
Entre os mais abalados está Mateus Vital que, assim como Fagner, desperdiçou sua cobrança na decisão por pênaltis. Dois jogadores que já haviam perdido o mesmo título em 2018, diante do Cruzeiro. E que desta vez foram símbolos de uma derrota muito apertada.
Aos 24 anos, Mateus Vital chorou muito em campo após a perda. Esposa do jogador, Stefhany Oliveira Vital compartilhou em suas redes sociais no dia seguinte um vídeo em que abraçava o jogador aos prantos no túnel do vestiário. Ela esteve no Maracanã junto da família de outros atletas.
Pessoas que frequentam o CT Joaquim Grava apontam que Vital ficou visivelmente abalado e cabisbaixo no dia a dia. Aos 24 anos e com 203 jogos pelo clube, viveu seu pior momento no Timão.
Técnico do Timão, Vítor Pereira disse em coletiva que pênaltis não se tratam de azar ou sorte:
–
Pênalti é uma questão, também, de trabalho. Não é uma questão de sorte para mim. Ter a tranquilidade. De ter paz de espírito sob pressão, decidir e executar bem. Eles conseguiram marcar um a mais e venceram. Dar os parabéns e lamentar. Merecemos mais, mas é o futebol.
Sem poder contar com Adson e Gustavo Mosquito, porém, o treinador seguiu apostando em Vital nos últimos jogos: foram 12 minutos contra o Santos, 100 contra o Fluminense e 59 contra o Goiás. Nesta noite, diante do Flamengo, é possível que ele receba mais uma chance no time titular.
E o futuro?
No clube desde 2018 e com contrato válido até o fim de 2023, o jogador tem grandes chances de ser negociado na próxima janela de transferências.
Emprestado ao Panathinaikos, da Grécia, na última temporada, ele não recebeu proposta de compra na janela de meio de ano e voltou. Agora, prestes a uma nova abertura de mercado europeu, o jogador deu autorização a intermediários para que tentem uma nova transferência.
Internamente, o Corinthians mais uma vez não deve se opor para o caso de uma proposta de compra. Na última janela, as recusas aconteceram em propostas de empréstimo.
Timão, Vital, Brasileirão
Esse matheus vital e um pe de rato, nao era nem pra ter voltado