É fato: o Corinthians ainda vive a ressaca da perda do título da Copa do Brasil, no último dia 19 de outubro. No entanto, isso precisará ficar para trás nesta quarta-feira, quando a equipe reencontrará seu algoz, o Flamengo, justamente no estádio do Maracanã, palco daquela decisão.
A derrota causou uma queda emocional no clube como um todo: na torcida, entre os jogadores e na comissão técnica. O técnico Vítor Pereira, aliás, falou abertamente sobre isso algumas vezes. Ele, porém, está suspenso e será substituído por seus auxiliares Filipe Almeida e Luís Miguel à beira do gramado.
Desde o último encontro entre as equipes, o Corinthians enfrentou três adversários, somando uma vitória, uma derrota e um empate, nesta sequência, contra Santos, Fluminense e Goiás. De seis pontos possíveis, somou quatro e está na quinta posição da tabela do Brasileiro, com 58 pontos.
O clube já está garantido na próxima Libertadores, mas precisa da vitória no Rio de Janeiro para dar mais um passo rumo à vaga direta - os seis primeiros irão para a fase de grupos sem passar pela pré-Libertadores.
Do outro lado, o Flamengo vive um final de temporada de festa. Para além da Copa do Brasil, a equipe vem de outra conquista, ainda maior, da Libertadores, no último sábado, sobre o Athletico-PR. Assim, os jogadores rubro-negros reencontrarão a torcida no Maracanã para festejar com os dois troféus recém-conquistados.
Vale lembrar que, na Libertadores, o Corinthians foi eliminado justamente pelo Fla, na fase das quartas de final, com duas derrotas, por 2 a 0 e 1 a 0. Ou seja, a ressaca será em "dose dupla".
O Flamengo foi o time que o Alvinegro mais enfrentou em 2022, cinco vezes, com uma vitória, dois empates (na Copa do Brasil) e duas derrotas (Libertadores). Ainda, a equipe paulista não vence no Maracanã desde 2015. A "boa" notícia é que Dorival Júnior pode escalar uma formação alternativa, ainda que ela ainda seja bem forte.
O duelo acontece nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), uns em ritmo de festa, sem precisar se preocupar com mais nada, e, outros, de ressaca, mas ainda precisando de resultados.