O Corinthians faz nesta quarta-feira seu sexto jogo contra o Flamengo na temporada, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, Rio de Janeiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Timão viveu uma espécie de montanha-russa de emoções em duelos contra a equipe carioca e tenta encerrar o ano com uma vitória para se manter entre os primeiros colocados da tabela.
Dos cinco jogos em 2022 até aqui, o Corinthians passou perto de um título ao levar a decisão da Copa do Brasil aos pênaltis, depois de dois empates nas finais. Fagner e Mateus Vital acabaram desperdiçando suas cobranças e, o que era para ser épico, acabou sendo triste.
Os reflexos da final disputada em 19 de outubro, no mesmo Maracanã, são vistos até hoje: o desânimo tomou conta do elenco, que acabou por ganhar apenas um dos três jogos que disputou desde então, contra o Santos, na Vila Belmiro, em jogo ruim com direito a expulsão de Yuri Alberto.
Desde então, perdeu para o Fluminense em casa, diante de sua torcida que lotou a Neo Química Arena, por 2 a 0, e não conseguiu sair do empate com o Goiás, em jogo adiado da 29ª rodada. O técnico Vítor Pereira, que está inclusive suspenso do jogo desta quarta, chegou a admitir após a derrota contra o Flu que estava difícil encontrar forças para motivar seu elenco.
– (...) Tivemos impactos. O impacto da perda de uma final. Quando criamos tanta expectativa e reunimos tanta energia interior para ganhá-la. Há quem pense que o jogador é máquina, e treinadores, também. O impacto emocional mesmo em mim não é fácil. Eu senti que seria complicado. O Fluminense (rival da ocasião da fala) não perdeu uma final. Precisamos voltar com a nossa alegria, isso pesa. Só quem tem experiência sabe o que é chegar em uma final e perder – disse Vítor, logo depois da derrota para o Flu, o segundo jogo após o vice-campeonato diante do Flamengo.
A única vitória do Corinthians contra o Fla foi no primeiro duelo deste ano: 1 x 0, em julho, pelo primeiro turno do Brasileirão, com gol contra de Rodinei.
Pouco depois, em agosto, o Timão foi eliminado das quartas de final da Libertadores com derrotas nos dois jogos diante do clube carioca. De lá até as finais disputadas em outubro, porém, a equipe cresceu e entende ter vivido uma espécie de reconstrução e reencontro com o próprio futebol.
Chegou, portanto, às finais da Copa do Brasil com outro espírito e com a certeza que poderia dar ao torcedor um final diferente no mata-mata. "Encheu o balão" de expectativas, como chegou a metaforizar Vìtor Pereira, mas não levou a taça. E pior: depois de ter chegado muito perto.
Por isso, há quem diga no clube que vencer o Flamengo nesta quarta, independentemente da motivação do rival após um título de Libertadores, é de certa forma amenizar as dores da temporada.
Os cinco duelos da temporada contra o Flamengo até aqui:
19 de outubro - Flamengo 1 (6) x (5) 1 Corinthians (final da Copa do Brasil)
12 de outubro - Corinthians 0 x 0 Flamengo (final da Copa do Brasil)
9 de agosto - Flamengo 1 x 0 Corinthians (quartas de final da Libertadores)
2 de agosto - Corinthians 0 x 2 Flamengo (quartas de final da Libertadores)
10 de julho - Corinthians 1 x 0 Flamengo (16ª rodada do Campeonato Brasileiro)