A Agência Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) atualizou sua lista de jogadores suspensos em definitivo e, entre os nomes, apareceu o de Matheus Jesus, volante que tem contrato com o Corinthians até 31 de dezembro de 2023. Ele tinha sido suspenso provisoriamente em abril.
No relatório da ABCD, o jogador aparece suspenso definitivamente por um período de dez meses - de 5 de fevereiro até 4 de dezembro deste ano. A causa, segundo o documento, é o uso de metabólitos de estanozolol, um esteroide anabolizante.
Matheus Jesus testou positivo depois de partida entre Ponte Preta e São Bernardo pelo Campeonato Paulista, em fevereiro deste ano. O jogador estava emprestado pelo Corinthians à equipe de Campinas.
O estanozolol é um esteroide anabolizante sintético derivado da testosterona proibido em competições esportivas. Um dos casos mais famosos dessa substância foi do velocista Ben Johnson, que perdeu o ouro conquistado nas Olimpíadas de Seul 1988 após dar positivo para o uso da droga.
Os casos de doping por anabolizante são raros no futebol. Nos casos ligados ao atletismo, as suspensões para esse tipo de substância costumam ser bem mais robustas, alcançando de quatro a cinco anos.
Matheus Jesus chegou ao Corinthians no início de 2019, por empréstimo. Apesar de ter ido mal e atuado apenas 12 jogos (maioria como reserva), o presidente Andrés Sanchez resolveu comprá-lo em definitivo no fim da temporada com um vínculo de quatro anos (até 31 de dezembro de 2023).
Na ocasião, os dirigentes do clube - entre eles o então diretor de futebol Duilio Monteiro Alves -, garantiram a existência de uma obrigação de compra do volante. Porém, segundo publicação do ge.globo, o processo na Fifa usa o termo "opção".
A compra, aliás, acarretou num processo recente do Estoril (POR) na Fifa. Para não sofrer sanções da entidade, o Corinthians fez um acordo recentemente com o clube português para a quitação de quase R$ 10 milhões.
Mesmo comprado, Matheus Jesus nunca mais vestiu a camisa do Corinthians. No início de 2020, o volante foi emprestado ao Bragantino que, por sua vez, o devolveu antes do término previsto inicialmente.
No início de 2021, o Corinthians emprestou novamente Matheus Jesus ao Juventude, que também o devolveu antes do previsto inicialmente. Seu último time naquela temporada seria o Náutico, na Série B.
No início de 2022, um novo empréstimo. O destino, desta vez, seria a Ponte Preta. Após quatro meses no clube de Campinas, porém, o doping.
Como dito acima, Matheus Jesus ainda tem contrato com o Corinthians até 31 de dezembro de 2023.