O Corinthians visita o Goiás, às 19h30 (de Brasília) de hoje (29), em Goiânia, duas semanas após uma disputa jurídica que acabou adiando a partida da 32ª rodada do Brasileirão. Os times se enfrentam no mesmo estádio da Serrinha, que deveria ter recebido aquele jogo, mas desta vez com as duas torcidas presentes.
Há duas semanas, o jogo foi adiado após idas e vindas em diferentes instâncias judiciais. Tudo começou com a recomendação do Ministério Público de Goiás à CBF e ao clube esmeraldino: o jogo seria de alto risco de violência, por isso deveria acontecer sem a presença da torcida visitante.
A CBF acatou, e o Goiás vendeu ingressos apenas para seus torcedores até que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após pedido do Corinthians, exigiu um setor para os corintianos. Ainda assim não houve acordo, e o Tribunal decidiu suspender a partida.
A recomendação do Ministério citava "histórico de grande rivalidade" entre as torcidas organizadas de Goiás e Corinthians e lembrava o confronto sangrento que ocorreu em São Paulo no primeiro turno deste mesmo Brasileirão, há quatro meses. Além do histórico, o MPGO também argumentava que os arredores do estádio da Serrinha dificultam uma segurança eficaz que separe as mandantes de visitantes —a explicação é que a região do estádio não permite um acesso exclusivo aos visitantes. Hoje, porém, a partida acontece no mesmo local, com as duas torcidas.
Na semana do jogo adiado, o Corinthians jogava a final da Copa do Brasil, por isso deixou seus titulares em São Paulo e viajou apenas com reservas. Desta vez não: o Alvinegro vai a Goiânia com o que tem de melhor à disposição de Vítor Pereira. Os desfalques, no entanto, são importantes: Adson, Balbuena e Renato Augusto têm problemas musculares, e Gustavo Mosquito sofreu uma lesão séria no joelho.
Futuro de Vítor Pereira segue indefinido
O assunto mais falado do Corinthians nesta reta final do Brasileirão não é a corrida pela vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores ou os desfalques que voltam a ser obstáculo em um ano marcado por lesões de jogadores importantes: a indefinição sobre o técnico do time para 2023 ofuscou a derrota para o Fluminense, na quarta-feira (26), e uma pergunta sobre o tema causou indignação em Vítor Pereira durante a entrevista coletiva.
O técnico tem contrato até o final desta temporada e ainda não sabe se continua no ao que vem. VP diz querer ficar, mas uma questão familiar pode falar mais alto. Sua esposa e seus filhos ainda moram em Portugal, e uma mudança para o Brasil seria difícil por causa de um problema de saúde da sogra do treinador. Ele e o Corinthians pedem paciência e prometem anunciar tudo assim que o time confirmar a vaga na fase de grupos da Libertadores de 2023.
FICHA TÉCNICA:
GOIÁS x CORINTHIANS
Competição: Campeonato Brasileiro, jogo adiado da 32ª rodada
Data e horário: 29 de outubro de 2022, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-Fifa/MG)
GOIÁS: Tadeu; Diego; Lucas Halter, Reynaldo e Hugo; Matheus Sales, Caio Vinícius e Luan Dias (Apodi); Dadá Belmonte, Pedro Raul e Vinícius. Técnico: Jair Ventura
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Lucas Piton; Fausto Vera, Du Queiroz (Maycon) e Giuliano; Mateus Vital, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira