O Corinthians não conquistará nenhum título na temporada de 2022, mas, ainda assim, o técnico Vítor Pereira classifica o ano como "consistente dentro das dificuldades e da realidade do clube".
De fato, com a chegada do treinador português, a equipe melhorou o seu rendimento e alcançou resultados importantes, como as quartas de final da Libertadores após dez anos e uma final de Copa do Brasil. Ambas foram perdidas para o Flamengo.
"Se vocês olharem para a nossa temporada esse ano, a quantidade de jogadores ausentes nesta temporada, foi uma coisa… Só conseguimos jogar um futebol de qualidade quando temos jogadores para isso. Nós tivemos muitas ausências importantes. São Corinthians diferentes (com e sem esses jogadores), tenho que arranjar formas de competir e não perder. Fomos competindo", iniciou o treinador em coletiva de imprensa na última quarta-feira.
"Mesmo com essas ausências todas, mantivemos a equipe, fomos à final da Copa e jogamos um belíssimo jogo, na minha opinião, depois perdemos nos pênaltis, mas fizemos uma Copa até a final. Fizemos a Libertadores até as quartas, uma coisa que o clube não fazia há algum tempo. Fomos eliminados pelo Flamengo, em uma altura que estávamos com muitas ausências e não estávamos no nosso melhor nível", complementou.
Ainda, VP falou sobre a situação do clube no Campeonato Brasileiro. O Corinthians foi o único que conseguiu se manter entre os cinco primeiros colocados desde o início da competição.
"Ficamos quase o ano todo no G4 do Brasileirão. Não quero estar aqui puxando os méritos, mas temos que ter consciência e olhar para a realidade e ver tudo isso. O clube tem feito um ano, na minha opinião, consistente dentro das dificuldades, com a realidade que tem e com a torcida que é a melhor que eu já vi. Espero que seja possível qualificar a equipe direto para a Libertadores, construindo um futuro melhor. Já preparamos algo neste ano para o futuro do Corinthians ser melhor na próxima temporada", disse.
O técnico ainda não definiu se fica ou se sai do Corinthians no ano que vem, mas, como já vem dizendo há algum tempo, o trabalho que está sendo construído no clube é para o futuro da instituição, com ou sem o treinador no comando.
Segundo ele, o planejamento de 2023 está sendo desenvolvido com o tempo e algumas necessidades já foram apontadas para a diretoria, "em três ou quatro posições".
Depois da derrota para o Fluminense, o Corinthians volta suas atenções para o próximo sábado, para o jogo atrasado contra o Goiás, pela 32ª rodada do Brasileirão. Com a presença de ambas as torcidas, o duelo será na Serrinha, a partir das 19h30 (de Brasília).