Pauta principal entre torcedores do Corinthians por conta de seu futuro indefinido, Vítor Pereira pode fazer nesta quarta, contra o Fluminense, às 21h45 (de Brasília), na Neo Química Arena, um de seus últimos jogos sob o comando da equipe, que tem só mais seis compromissos pelo Brasileirão.
Com contrato até dezembro, o treinador de 54 anos ainda não bateu o martelo junto à diretoria sobre a possibilidade de renovar seu contrato com o Corinthians para 2023. Presidente do Timão, Duilio Monteiro Alves tem tentado convencer o treinador, que enfrenta problemas familiares em Portugal.
Bicampeão português com o Porto, seu time de coração na infância, o treinador deixou o clube em 2013 e passou os últimos anos em campeonatos por Arábia Saudita, Turquia, Grécia, China e Brasil.
No futebol europeu, porém, Vítor Pereira ainda tem dois sonhos para tentar realizar: trabalhar em um clube da Premier League e vencer uma Liga dos Campeões da Europa.
Futebol inglês
Agenciado pelo iraniano Kia Joorabchian, ele esteve muito próximo do objetivo de disputar uma Premier League duas vezes, ambas com o Everton. A primeira logo em 2013, na saída do Porto:
– Havia a perspectiva de ida para o Everton, mas, no fim das contas, não fechei porque, na altura, o meu inglês era fraco, muito fraco, eu tinha dificuldades. Fui a uma reunião, por exemplo, e não entendi metade do que me disseram. E de repente me apareceram os árabes – contou ao Canal 11, de Portugal, ao explicar sua ida ao Al-Ahli.
Em janeiro de 2022, o nome do treinador voltou a ser debatido no Everton. Dias após realizar entrevistas com dirigentes do clube, Vítor Pereira entrou ao vivo na "Sky Sports", uma das maiores emissoras da Inglaterra, e falou em inglês sobre a possibilidade real.
– Tive várias entrevistas com pessoas do clube. Discutimos sobre tudo e dei-lhes o meu ponto de vista sobre o clube. Acho que ficaram entusiasmados com o que lhes propus. Um estilo de jogo intenso, pressionante, com posse de bola – disse à Sky Sports, enquanto aguardava uma resposta.
Dias antes, torcedores do Everton haviam pichado um muro do Goodison Park com os dizeres "Pereira fora, Frank dentro", pedindo a contratação de Frank Lampard, o que de fato aconteceu. Semanas depois, o treinador foi contratado por Duilio Monteiro Alves para substituir Sylvinho no Timão.
Champions League
Eliminado pelo Málaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões de 2012/2013, Vítor Pereira deixou o Porto ao término daquela temporada por opção própria e ainda não voltou a dirigir uma equipe europeia. Naquele ano, porém, fez uma previsão ousada em entrevista ao "Correio do Porto".
Então com 45 anos, o treinador disse que tinha certeza de que um dia venceria o torneio.
– Sonho, um dia, ganhar a Liga dos Campeões. Esse é o meu objetivo e um dia vou ganhá-la. (...) Acredito muito na competência e no perfeccionismo. E como sou um lutador, sabia – há uns anos – que chegaria aonde cheguei. E chegarei mais longe, ganharei uma Liga dos Campeões. Sei que vou lá chegar. Assumo isso: um dia, vou ganhar a Liga dos Campeões – projetou o treinador.