A CBF confirmou que o jogo entre Goiás e Corinthians acontecerá neste sábado (29), às 19h30, no estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia, com as duas torcidas. No entanto, algumas normas de segurança deverão ser respeitadas para a realização do evento.
A Polícia Militar de Goiás deverá isolar o entorno da Serrinha a partir de seis horas antes da partida e escoltar as caravanas de torcedores corintianos desde a entrada no Estado até o ingresso ao local do duelo. Em contrapartida, apenas um ingresso poderá ser vendido por CPF e um cadastro facial deverá ser feito no ato da compra, isso porque o Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe) deverá ter acesso prévio ao cadastro dos torcedores que irão ao jogo.
Essas decisões foram firmadas em reunião realizada no último dia 18 de outubro na sede do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e contou com a presença de representantes do Goiás Esporte Clube, da Federação Goiana de Futebol e também de órgãos voltados à segurança e realização de eventos, como a PM de Goiás, o Bepe e a subprocuradoria geral para Assuntos Institucionais.
A informação da reunião e a definição das medidas foi publicada inicialmente pelo 'ge' e confirmado pelo LANCE!.
ENTENDA O CASO
Goiás e Corinthians jogariam no último dia 15 de outubro, pela 32ª rodada do Brasileirão, mas o duelo foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no dia que a partida aconteceria, por conta de imbróglios entre os clubes sobre a presença da torcida visitante no estádio da Serrinha. Isso porque em junho, quando os times disputaram o primeiro turno, em São Paulo, houve enfrentamento entre torcedores corintianos e esmeraldinos na Marginal Tietê, que resultou em três pessoas feridas e 17 detidos.
Na semana que antecedeu o jogo do segundo turno, os goianos conseguiram a liberação para ter torcida única, através de uma solicitação do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-GO) acatada pela CBF. No entanto, na véspera do confronto, o STJD revogou a decisão, já que haveria medida desigual esportivamente, pois a equipe alviverde teve os seus torcedores presentes na Neo Química Arena, há quatro meses.
A história, porém, ganhou novo capítulo quando na manhã que a partida aconteceria a justiça comum decretou que o evento ocorresse apenas com a torcida do Goiás, enquanto caravanas com torcedores corintianos já estavam a caminho da capital goiana. Em meio às indefinições, o STJD, que não tem poder de reverter decisões judiciais comuns, optou por suspender a partida e resolver as questões de segurança do evento nos dias posteriores.