Derrotado na final da Copa do Brasil pelo Flamengo, na última quarta-feira (19), o Corinthians viverá dias para retomar o foco pensando em fechar bem a temporada. Até o fim do ano, o time alvinegro terá mais sete jogos com um objetivo claro: a classificação direta à fase de grupos da Libertadores via Campeonato Brasileiro.
O elenco corintiano sentiu o 'baque' da perda da decisão e sabe que terá que digerir rapidamente o vice para não se perder no Brasileirão. No entanto, a reapresentação corintiana ontem (20) ainda foi em "clima de velório".
Os atletas sabem que vão ter que "virar a chave" em relação a tudo o que aconteceu nos últimos dias. É consenso entre eles que mais do que a dor da derrota, a forma como ela ocorreu é o que tem mais ferido. Todos entendem que o Timão foi melhor do que o Flamengo, principalmente no confronto de volta, e que o roteiro parecia escrito para um título corintiano, com o empate no fim do jogo e vitória nas penalidades.
Nas últimas semanas, o elenco do Timão se fechou em busca do título da Copa do Brasil. A iniciativa do técnico Vítor Pereira era que os atletas entrassem em campo com a faca entre os dentes, se entregando em "espírito de decisão". Agora, todos sabem que manter essa pegada será difícil, mesmo ainda tendo objetivos a cumprir e adversários tradicionais pela frente, principalmente nas próximas três rodadas em que enfrenta Santos, Fluminense e Flamengo - entre os duelos contra os times cariocas pode haver a remarcação do jogo suspenso contra o Goiás, mas isso ainda não foi definido pela CBF.
Para piorar, da trinca de duelos seguintes, dois são fora de casa (Santos e Flamengo), podendo ser três, caso o confronto diante do Esmeraldino seja encaixado nos próximos dias. Neste momento, o combustível da nação corintiana seria fundamental para que o elenco do Timão deixasse a perda na decisão da Copa do Brasil para trás e voltasse a atenção à missão que tem no Campeonato Brasileiro. Tanto no Maracanã, quanto nos dias seguintes, a torcida do Corinthians demonstrou apoio ao elenco, entendendo a derrota e valorizando a campanha do clube.