Para conseguir o tetracampeonato da Copa do Brasil nesta quarta-feira (19), contra o Flamengo, o Corinthians precisa acabar com a sina de mau visitante e também melhorar o desempenho jogando no Maracanã.
Somando todas as competições, o Timão está há oito jogos sem vencer fora de casa. O último triunfo da equipe de Vítor Pereira como visitante foi no dia 24 de julho, quando o clube venceu o Atlético-MG por 2 a 1, de virada, no Mineirão, pelo Brasileirão.
Desde então, o Time do Povo conseguiu apenas quatro empates e quatro derrotas.
Nesta edição da Copa do Brasil, o Corinthians ainda não venceu fora de casa. A equipe empatou com a Portuguesa-RJ e Fluminense, e foi derrotada pelo Atlético-GO e Santos.
TABU NO MARACANÃ
Para piorar a situação, o Timão decide a final em um palco aonde vem tendo dificuldades ultimamente. O clube alvinegro está há cinco anos sem conseguir uma vitória no Maracanã. O jejum do Time do Povo no estádio Jornalista Mário Filho dura 12 partidas, e a equipe soma nove derrotas e três empates.
A última vitória alvinegra no Maraca foi no dia 23 de julho de 2017, quando Balbuena, de cabeça, sacramentou a vitória dos visitantes por 1 a 0 sobre o Fluminense, pelo Brasileirão daquele ano.
Pela Copa do Brasil, o Corinthians disputou oito jogos no Maracanã, e a única vitória aconteceu há 22 anos, quando Marcelinho Carioca fez o solitário gol da partida contra o Vasco, pela partida de ida da semifinal de 1995. Naquele ano, o Time do Povo foi campeão pela primeira vez do torneio nacional ao derrotar o Grêmio na final.
Na atual temporada, o Timão teve três chances de acabar com o tabu no estádio, mas não teve sucesso. Na primeira, derrota por 4 a 0 para o Fluminense pelo Brasileirão. Depois, derrota por 1 a 0 para o Flamengo, que decretou a eliminação do clube nas quartas de final da Libertadores. A partida mais recente foi o embate contra o Fluminense na semifinal da Copa do Brasil, onde Róger Guedes sacramentou o empate por 2 a 2 aos 45 minutos do segundo tempo.
Apesar do histórico recente negativo no Maracanã e das dificuldades como visitante na temporada, o Corinthians conquistou seus três títulos de Copa do Brasil (Grêmio, Brasiliense e Internacional) fora de casa (Olímpico, Boca do Jacaré e Beira-Rio).