O volante Du Queiroz não vive grande momento no Corinthians. O jovem de 22 anos tem sido alvo de críticas de alguns torcedores nas últimas semanas e busca dar uma resposta contra o Flamengo, na grande decisão da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira.
Du virou titular absoluto nesta temporada, primeiro com Sylvinho, e se mantendo com Vítor Pereira. O jogador se destaca pela sua versatilidade, podendo atuar como primeiro volante, segundo e até como lateral direito.
O jovem chegou a ser um dos jogadores mais regulares do time com Vítor Pereira, chegando a marcar um gol importante na Bombonera, contra o Boca Juniors, na fase de grupos da Copa Libertadores.
Desde que se recuperou de uma contratura muscular, no início de julho, Du não conseguiu manter a regularidade habitual e passou a oscilar, ligando um alerta no Timão.
Mesmo com sua queda de desempenho, VP confia no garoto e considera-o titular absoluto na equipe. O que joga a favor de Du é sua capacidade física, que lhe permite correr longas distâncias para pressionar o adversário e recompor após a equipe perder a posse. Defensivamente, o jovem entrega o que o técnico português espera e cobra.
Du sabe que seu momento não é dos melhores e que as cobranças estão fortes. Após o jogo de ida contra o Flamengo, quando novamente não teve grande atuação, o volante deixou um recado em seu Instagram com os dizeres: "E tudo que veio pra abalar só me fortaleceu".
Quarta-feira, no Maracanã, Du tem a grande chance da carreira, atuando como titular em uma final de campeonato. Além da oportunidade de ser campeão pela primeira vez desde que subiu ao profissional, o jovem pode dar uma resposta às críticas que vem recebendo no melhor jogo possível para isso.
Trajetória e números de Du
Du iniciou sua trajetória no Corinthians aos 13 anos, depois de disputar o Campeonato Paulista da categoria com o ECO (Esporte Clube Osasco). No Timão, o jovem foi um dos destaques da equipe sub-20, mas subiu ao profissional em julho de 2021, durante seu período no sub-23, comandado na época pelo ex-meia Danilo.
No profissional, Du começou atuando como lateral-direito, sendo reserva imediato de Fagner. Aos poucos, Sylvinho foi escalando o garoto como meio-campista, até ter espaço como primeiro volante em 2022.
Na temporada atual, Du possui 58 jogos, com um gol e três assistências. Segundo o Footstats, o jovem lidera o Corinthians em desarmes no Brasileirão, com 42, e em interceptações, com 15.
Situação contratual
Du renovou contrato com Corinthians no início de julho, quando o vínculo do volante foi estendido até o final de 2025. O jogador é visto como alguém que pode render um bom dinheiro ao clube futuramente, com venda para o exterior.
A ideia da cúpula alvinegra, no entanto, sempre foi valorizar o atleta e deixar que ele ficasse pelo menos mais esta temporada na equipe.