Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo se uniram em um movimento para excluir o Athletico-PR da Copa São Paulo de Futebol Jr em 2023. A informação foi divulgada inicialmente pelo Ge e confirmada pela ESPN.
Os quatro grandes de São Paulo assinaram um ofício no qual pedem à Federação Paulista de Futebol (FPF) que o Furacão não dispute a competição no próximo ano por um suposto aliciamento de jovens jogadores por parte dos paranaenses.
Os quatro clubes também contam com apoio do Red Bull Bragantino e ameaçam não jogar a competição caso o Athletico-PR de fato participe.
Os dirigentes defendem que o Athletico tem atitudes que desrespeitam o código de ética constituído pelo Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro, que foi criado em 2012. Uma delas, por exemplo, é negociar com familiares de jovens menores de14 anos que já estejam em alguma agremiação.
A Federação Paulista marcou uma reunião na próxima semana com os representantes de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo para entender o caso.
Vale destacar que as federações de cada estado são responsáveis por apontar quem vai disputar o torneio. Sendo assim, a Paranaense é quem determina se o Ahtletico vai disputar a Copinha.
De acordo com o Ge, o Furacão está ciente do movimento e já trabalha nos bastidores para diminuir tal rejeição.
A Copinha começou com128 clubes de todo o Brasil, divididos em 32 grupos, com quatro times em cada. Os dois primeiros avançaram para o mata-mata. A decisão acontece no dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo.