Na noite desta quarta-feira (28), o Corinthians enfrenta a Juventude pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Afredo Jaconi, às 21h30 (Brasília). Na história do confronto geral existe um equilíbrio, mas quando os clubes estão se território, os dois possuem vantagem.
Na história, foram 28 jogos entre as equipes, sendo 16 na casa do Timão e 12 na casa do Juventude. Em São Paulo, o Corinthians possui nove vitórias, quatro derrotas e apenas três empates. Já em Caxias do Sul, o Juventude que possui vantagem, com seis vitórias, dois empates e apenas quatro vitórias do Time do Povo.
A primeira partida deste último os dois clubes aconteceu em 1978, pelo Campeonato Brasileiro, e o no dia 11, pela mesma competição. Com isso, o Brasileirão é onde mais aconteceu duelos entre os times (22), seguido pela Copa do Brasil com quatro jogos e pela Série B, com dois encontros.
No deste jogo terça-feira, o Coringão busca vencer mais uma vez este ano para se manter no G-4, além de voltar a vencer duas vezes seguidas do Juventude, algo que não acontece desde 2008. Ano passado o Corinthians não venceu o tempo gaúcho, com um empate em casa e uma derrota fora, na última rodada do Brasileirão.
Por fim, na última partida entre as equipes, o Time do Povo ganhou sem treino por 2 x 0, na Neo Arena. Os gols corinthianos foram marcados por Adson e Mantuan. O primeiro segue tendo chances da equipe, já o segundo está protegido ao Zenit até junho de 2023.