A revista France Football anunciou, nesta quarta-feira, a criação do Prêmio Sócrates, homenagem ao histórico ex-jogador do Corinthians e da seleção brasileira, falecido em 2011, que será entregue pela primeira vez na cerimônia da Bola de Ouro 2022. A premiação será concedida a futebolistas envolvidos com ações solidárias e projetos sociais.
- O Prêmio Sócrates permitirá identificar as melhores ações solidárias realizadas por campeões empenhados - disseram os organizadores da Bola de Ouro em comunicado.
O nome de Sócrates foi escolhido pela France Football por causa do envolvimento do volante brasileiro na famosa e romântica "Democracia Corintiana", movimento ocorrido no início da década de 1980, que teve a luta pelo fim da ditadura militar no Brasil como uma das principais bandeiras.
Iniciativas em prol da integração social, desenvolvimento ambiental ou ajuda a populações em grande precariedade ou vítimas de conflitos serão recompensadas com o prêmio.
O novo prêmio será atribuído por um júri que inclui o ex-jogador do São Paulo e da Seleção Raí, irmão mais novo de Sócrates, além de representantes da France Football e dirigentes da organização Peace and Sport, que supervisiona projetos de desenvolvimento e pacificação através do esporte.
- O Sócrates sempre acreditou no poder mobilizador e transformador do esporte para tornar a sociedade mais igualitária. Onze anos após sua morte, (Sócrates) continua sendo o símbolo do campeão comprometido com um mundo mais justo - disse Raí.
Além da criação do Prêmio Sócrates, a France Football anunciou, nesta semana, o Prêmio Gerd Müller, novo nome do troféu entregue ao artilheiro do ano. O histórico atacante alemão, que morreu no ano passado aos 75 anos, venceu a Bola de Ouro em 1970.
Sócrates volante ta mal informado quem fez essa matéria Sócrates foi meia e não volante .