Seis torcedores foram denunciados pelo Ministério Público (MPPE) à Justiça por envolvimento no caso de violência ocorrido em maio, na Ilha do Retiro, entre as torcidas de Sport e Corinthians - durante a Copa do Brasil Sub-17.
As denúncias foram divulgadas nesta terça-feira pela Polícia Civil de Pernambuco, que concluiu a investigação do caso.
Através de nota oficial, a Polícia afirma que a Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva (DPRIE) indiciou e pediu a prisão preventiva de seis torcedores do Sport, pelos crimes de lesão corporal, roubo, dano e associação criminosa.
Na sequência, a própria Polícia Civil afirma que o Ministério Público denunciou os seis torcedores à Justiça, mas recomendou uma medida menos restritiva: a adoção de "medida cautelar diversa de prisão". Neste caso, proibir os respectivos torcedores de saírem de suas residências nos horários de jogos do próprio time e dos rivais.
O Ministério Público, procurado durante a tarde desta terça-feira, ainda não detalhou a tipificação dos crimes citados na denúncia à Justiça.
Entenda a história
O caso aconteceu em maio deste ano, durante as oitavas de final da Copa do Brasil sub-17, quando membros da organizada do Sport invadiram o setor de visitantes da Ilha do Retiro, agrediram e roubaram camisas dos torcedores do Corinthians. Na ocasião, a partida permaneceu paralisada durante quatro minutos, segundo relato da arbitragem.
Sport e Corinthians, através das redes sociais, repudiaram o ocorrido. E o presidente do Rubro-negro, Yuri Romão, informou que haveria mudanças nos procedimentos internos de segurança nos jogos do clube.
O Ministério Público, por sua vez, pronunciou-se pela primeira vez ainda em junho, quando identificou crimes de lesões corporais, roubo e vias de fato. Foi neste momento em que solicitou à Polícia Civil a investigação e identificação dos envolvidos, concluída nos últimos dias.
Veja a nota da polícia na íntegra
"A Polícia Civil de Pernambuco, através da Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva - DPRIE, concluiu a investigação acerca dos fatos ocorridos na partida pela Copa do Brasil Sub-17 entre os times do Sport e Corinthians.
Naquele jogo, que estava sendo transmitido para todo o Brasil, as imagens da tv flagraram o momento em que torcedores do Sport invadiram a área onde se encontravam torcedores do Corinthians e iniciaram ações de agressão e subtração de objetos.
Após a realização de várias diligências, a DPRIE indiciou e pediu a prisão preventiva de seis torcedores do Sport pelos crimes de lesão corporal, roubo, dano e associação criminosa.
O Ministério Público no último dia 01 de setembro de 2022 denunciou todos à Justiça e recomendou a adoção de medida cautelar diversa de prisão, proibindo os torcedores se saírem de suas residências nos horários de jogos do próprio time e dos rivais."
Corinthians, 2022
Grande punição, vão ficar em casa assistindo pela TV e rindo da cara dos outros.