O Corinthians tem um importante desfalque nesta rodada do Campeonato Brasileiro e o técnico Vítor Pereira pode ter de mexer na estrutura do time que vinha dando certo. Du Queiroz, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo no jogo passado, não enfrenta o Inter neste domingo (4). A ausência dele interrompe a sequência de partidas do trio titular de meio-campistas e pode fazer Fausto Vera mudar de função.
Só para se ter uma ideia do peso desse desfalque, Du Queiroz é o jogador de linha que mais atuou com Vítor Pereira: 2.913 minutos regulamentares — depois dele vem Róger Guedes, com 2.677. Considerando também os goleiros, o maior número naturalmente é de Cássio, que não costuma participar dos rodízios e já atuou em 3.637 minutos sob o comando do técnico português.
Então, sem poder contar com seu titular, na prática são duas as principais opções do treinador para fazer companhia a Renato Augusto e ao argentino: escalar um segundo volante alternativo (Ramiro ou Roni) ou usar Cantillo na frente da área e adiantar Fausto para a função de segundo homem.
A tendência é que Cantillo ou Ramiro herdem a vaga, afinal Roni perdeu os últimos três jogos por dores no joelho, voltou a treinar com bola nesta semana, mas via de regra os machucados do Corinthians não costumam retornar direto no time titular.
Se o escolhido for Cantillo, VP pode devolver Fausto à função de segundo volante, mais pelo lado direito do que na frente da área. O próprio técnico falou que o argentino foi contratado para fazer esta função mais à frente "porque tem características de chegar na área", mas tem sido recuado porque a comissão técnica entende que ele "tem qualidade para isso".
Na vitória sobre o Red Bull Bragantino, na segunda-feira (29), Fausto foi o melhor em campo como primeiro volante. Cantillo, pelo contrário, tem jogado pouco nas últimas semanas e quase sempre sendo discreto demais — foram só 25 minutos regulamentares nos últimos seis jogos.
A outra opção de Vítor Pereira é uma troca mais simples: Ramiro ou Roni. O primeiro só foi titular uma vez desde que voltou de empréstimo, no time reserva que perdeu do Fortaleza no Castelão, e tem pouco entrosamento com os outros dois meio-campistas titulares: nas quatro vezes em que entrou em campo pelo Corinthians neste ano, só jogou 65 minutos regulamentares ao lado de Fausto e 30 com Renato Augusto.
O Corinthians tem até o treino de amanhã (3) para ajustar os últimos detalhes antes de receber o Internacional na Neo Química Arena, às 16 horas (de Brasília) de domingo (4), pela 25ª rodada do Brasileirão. Ambos os times têm 42 pontos, o que transforma o jogo em confronto direto por espaço no G4.
Corinthians, 2022, Du Queiroz