Logo após a eliminação para o São Paulo, na semifinal do Paulistão, Vítor Pereira fez uma avaliação dos desafios do Corinthians na temporada e decidiu implantar um rodízio no elenco alvinegro, com o intuito de preservar fisicamente seus jogadores para a maratona de jogo que enfrentaria.
Dessa forma, o treinador português usou desde os jogadores mais veteranos até revelações da base em suas escalações. Isso fez com que o Timão se tornasse, até aqui, o clube que mais utilizou jogadores no Campeonato Brasileiro, segundo o site "Footstats".
Ao todo, Vítor Pereira colocou 40 jogadores diferentes em partidas do Brasileirão. Mesmo rodando as peças, o rendimento não caiu, haja visto que a equipe ocupa o 4º lugar na tabela, com 39 pontos, e passou boa parte do primeiro turno na liderança.
Foi no Campeonato Brasileiro desta temporada que o goleiro Carlos Miguel e o atacante Giovane estrearam pelo Corinthians. O goleiro foi titular na vitória de virada, por 2 a 1, sobre o Atlético-MG, na 19ª rodada, pois Cássio estava lesionado. Já Giovane entrou no decorrer do segundo tempo na primeira partida do Timão no campeonato, na vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo.
Mais recentemente, Mateus Vital e Léo Natel entraram em campo na derrota diante do Fortaleza, pela 23ª rodada do Brasileirão, e se tornaram os últimos jogadores utilizados pelo técnico português.
Embora tenha entrado no segundo tempo contra o Leão do Pici, Natel não deve mais vestir o manto alvinegro nesta temporada, tendo em vista que a diretoria corintiana está perto de oficializar o empréstimo do atacante para o Casa Pia, de Portugal. Com o prazo para inscrever novos jogadores na competição finalizado, a tendência é que o Corinthians não faça contratações para o restante da temporada, e Vítor Pereira deve seguir com elenco que tem.
Existe a possibilidade do treinador promover a estreia de outros 'miúdos', tendo em vista a boa vontade do português em trabalhar e dar espaço para atletas da base.
Veja lista com todos os jogadores utilizados pelo Corinthians no Brasileirão:
Goleiros: Cássio, Carlos Miguel e Matheus Donelli
Laterais: Fagner, Rafael Ramos, João Pedro (não está mais no elenco), Fábio Santos, Lucas Piton e Bruno Melo
Zagueiros: Balbuena, Bruno Méndez, Gil, Raul Gustavo, Robson Bambu, Robert Renan e João Victor (não está mais no elenco)
Volantes: Cantillo, Ramiro, Xavier, Roni, Fausto Vera, Du Queiroz e Maycon Meias: Matheus Vital, Paulinho, Renato Augusto, Guilherme Biro, Giuliano e Willian (não está mais no elenco)
Atacantes: Adson, Léo Natel, Gustavo Mantuan (não está mais no elenco), Jô (não está mais no elenco), Júnior Moraes, Felipe Augusto, Giovane, Róger Guedes, Gustavo Mosquito, Yuri Alberto e Wesley Gassova.
Corinthians, 2022, Campeonato Brasileiro
Por isso que é o time mais desentrosado do brasileirão