O Corinthians buscou o empate por 2 a 2 contra o Fluminense, pela ida da semifinal da Copa do Brasil, com duas escolhas sutis de Vítor Pereira que podem ter passado despercebidas ontem (24). Primeiro, uma mudança tática, depois a escolha de quem sairia nos minutos finais da semifinal.
Foram os autores dos gols alvinegros quem revelaram os detalhes que levaram ao empate. Renato Augusto mudou de posição pouco antes de combinar com Yuri Alberto e fazer o primeiro gol alvinegro. Depois, Róger Guedes esteve a ponto de ser substituído pouco antes do gol salvador aos 45 minutos do segundo tempo.
"A gente mudou taticamente porque os meias do Fluminense ficam flutuando nas costas do volante, e ter dois volantes fixos nos daria mais sustentação", explicou Renato na zona mista do Maracanã. O Corinthians tinha começado o jogo com Du Queiroz mais recuado e Fausto Vera em uma linha de quatro jogadores, mas mudou para ter mais proteção à área e soltar o camisa 8.
"Aí eu encostei mais próximo do Yuri, como um segundo atacante, até porque ele estava um pouco isolado. Acabou saindo o gol, com um passe lindo que ele deu", completou Renato Augusto.
Foi o melhor período do Corinthians no jogo, pois conseguiu se reorganizar e parar de sofrer, mesmo tendo menos posse de bola. O Fluminense corria riscos por causa dos passes errados, e Renato e Yuri chegaram a combinar para mais um contra-ataque, que acabou desarmado. No segundo tempo o jogo mudou porque o time da casa mais uma vez fez um gol relâmpago, então controlou o meio-campo e esteve perto de fazer o terceiro.
Nos minutos finais, VP chamou Ramiro, Mateus Vital e Gustavo Silva para devolver fôlego ao time do meio para frente. Róger Guedes era candidato a sair naquelas circunstâncias, mas ficou em campo. O curioso é que a placa do quarto árbitro até subiu com o número 10 naquele exato momento, mas não era para Guedes, e sim para Ganso sair no Fluminense.
"Ele falou que pediu para eu ficar [em campo]. Iam me tirar para poder ajudar um pouco mais na marcação, e ele falou que foi mérito dele me deixar em campo", disse Guedes ao Amazon Prime Video quando deixou o gramado. Três minutos depois das substituições, o camisa 10 do Corinthians recebeu de Fagner na área, girou e empatou a semifinal.
Agora o Alvinegro tem três semanas para se preparar para a volta, que está marcada para 15 de setembro, na Neo Química Arena. O time volta a campo na segunda-feira (29), quando recebe o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão.
"Teve aquela situação de pênalti no primeiro lance, e tínhamos que manter a tranquilidade porque tinha o jogo todo pela frente. Depois conseguimos segurar. Em certo momento estávamos mais para tomar o terceiro do que fazer o segundo, mas nos defendemos do jeito que deu para segurar. Tivemos muita maturidade e o time está de parabéns por isso. Teve maturidade." - Cássio, satisfeito com a reabilitação do Corinthians no Maracanã.
"Tomar um gol com 30 segundos do primeiro tempo e 30 do segundo, contra o Fluminense que tem a bola e fica te massacrando, para tomar quatro em seguida é muito rápido. A equipe teve maturidade, segurou e depois buscou o resultado. Ainda não acabou. Jogamos só a primeira parte, e vai ser um jogo dificílimo lá [em Itaquera]. Se a gente entrar um pouco abaixo do que foi aqui, seremos derrotados." - Renato Augusto, em alerta para o jogo de volta contra o Flu.
Corinthians, 2022, Copa do Brasil, Vítor Pereira
Não sei por que estão criando tanta mística em cima desse Fluminense,os times do Diniz são times de meio de campeonato, não são times de chegada pois o ataque funciona mas a defesa sempre falha na hora H e entrega o ouro.