Foram duas semanas inteiras de tensão alta, mas o Corinthians finalmente tem um jogo "normal" às 18 horas (de Brasília) de hoje (21), quando visita o Fortaleza na Arena Castelão. É um respiro emocional em meio a tantas decisões seguidas, mas o confronto é importante para as ambições alvinegras no Brasileirão.
A classificação na Copa do Brasil fez o clima mudar no Corinthians. O terceiro jogo decisivo em sequência compensou os dois anteriores, e o time goleou o Atlético-GO após ter perdido para Flamengo e Palmeiras. Foi um alívio em uma semana que poderia ter sido trágica, e o Alvinegro pode recomeçar na temporada. A tendência agora é que priorize o mata-mata nacional.
O primeiro jogo contra o Fluminense é daqui a três dias, por isso tem impacto direto na partida de hoje. O técnico Vítor Pereira deve escalar um time majoritariamente reserva em Fortaleza e poupar os mais experientes do elenco, inclusive incluindo vários garotos da base no banco de reservas. A expectativa é que apenas Cássio e mais um ou outro titular comecem jogando no Castelão.
É um plano arriscado. A última vez que VP optou por um time abertamente reserva foi justamente em uma visita ao Fluminense, mas pelo Brasileirão, há um mês e meio. O Corinthians vivia problemas sérios com lesões no elenco e tinha decisão contra o Boca Juniors poucos dias depois, por isso decidiu poupar no Maracanã. No fim, acabou goleado por 4 a 0.
Não é que o Corinthians esteja abrindo mão dos pontos corridos, pelo contrário, pois está no G4 desde a primeira rodada. A derrota no clássico foi um duro golpe em suas ambições de título, é verdade, mas a visita ao Fortaleza segue sendo importante para, quem sabe, alimentar de novo o sonho do título. Palmeiras e Flamengo têm duelo de líder contra vice-líder nesta rodada, e uma vitória no Castelão poderia reaproximar o Alvinegro da ponta.
Vítor Pereira já falou publicamente que "a cada três dias vive emoções atrás de emoções difíceis de serem digeridas". Neste contexto, um jogo como o de hoje, ainda que não seja de vida ou morte, serve para aliviar a pressão e pensar com calma no que vem pela frente. O desafio é impedir que a equipe baixe de ritmo, ainda mais contra um adversário em ascensão como o Fortaleza, que venceu nas últimas três rodadas.
Corinthians, 2022, Campeonato Brasileiro
Sem pressao e olha aí