Uma das alternativas dos times de futebol para pagar a alta folha salarial e o custo de contratações é aumentar o preço do ingresso. Foi isso o que o Corinthians e Flamengo fizeram em 2022. A estratégia teve sucesso para a equipe paulista, mas não teve o mesmo reflexo para o Flamengo no Brasileirão.
Um levantamento do Além das 4 Linhas BR mostra que o time de São Paulo conseguiu arrecadar mais dinheiro e não teve queda na taxa de ocupação na comparação com o Nacional de 2019, o último em que a pandemia não afetou a presença de público.
Com as mesmas 22 rodadas disputadas em 2019, o Corinthians teve 433 mil pessoas em 12 jogos com mandante, com um ticket médio de R$ 53,16, o que significou uma arrecadação bruta de R$ 23 milhões. A taxa de ocupação da Neo Química Arena foi de 80% nesse período.
Agora, em 2022, com um jogo a menos em seus domínios, a equipe de Parque São Jorge tem uma taxa de ocupação de 87%, mesmo com o aumento do ticket médio para R$ 68,90, o que significa um aumento de cerca de 30%. Isso significa que a arrecadação bruta também subiu para quase R$ 30 milhões. Resta saber se mesmo com a queda de desempenho em campo o torcedor continuará disposto a tirar mais dinheiro do bolso.
O Flamengo adotou a mesma estratégia de subir o preço dos ingressos. Na comparação entre 2019 e 2022, o ticket médio rubro-negro subiu de R$ 41,95 para R$ 49,98, um aumento de 19%. Neste caso, no entanto, a taxa de ocupação caiu de 77% para 72%.
Apesar de ter recebido menos gente, a arrecadação bruta subiu de R$ 24,4 milhões para R$ 26,7 milhões, com a arrecadação líquida saindo de R$ 11 milhões para R$ 12 milhões. Em 11 jogos como mandante, a temporada de 2019 registrou 581 mil pessoas, contra 578 mil desta temporada.
Em 2019, o Flamengo brigava pelo título e vivia o fenômeno Jorge Jesus, enquanto nesta temporada a equipe tenta uma arrancada heroica após a chegada de Dorival Jr. Com a tendência de alta no Brasileirão, os números devem melhorar, mas resta saber se a diretoria vai manter a mesma política de preços.
Por fim, o estudo ainda mostra que o Palmeiras praticamente não mexeu no preço do ingresso entre 2019 e 2022 e teve um aumento na arrecadação e na sua taxa de ocupação, provavelmente pelo time estar há muito tempo na liderança do Brasileiro na atual temporada.
Corinthians, 2022, torcida
Todos canais de tv liberados só chamar no zap 11 954044319 mando teste grátis
O que o Corinthians têm aver com os bosta