A missão do Corinthians para chegar à semifinal da Copa do Brasil não é fácil. Após perder o duelo de ida contra o Atlético-GO por 2 a 0, o Timão precisa vencer por três ou mais gols de diferença nesta quarta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, para garantir a classificação no tempo normal.
A história alvinegra, porém, serve de inspiração ao mostrar que o Corinthians já conseguiu outras viradas do tipo, algumas delas até mais improváveis.
Os duelos contra Cianorte, em 2005, e Goiás, em 2008, são exemplos de volta por cima do Timão na Copa do Brasil (confira mais abaixo).
Vale lembrar que o gol fora de casa não é mais critério de desempate no torneio. Se o Corinthians ganhar por dois gols de diferença, a vaga na semifinal (para enfrentar Fortaleza ou Fluminense) será decidida nos pênaltis.
Quartas de final do Brasileirão de 1984
No jogo de ida, o Corinthians havia perdido por 2 a 0 para o Flamengo, no Maracanã, Rio de Janeiro. Eram precisos dois gols, no mínimo, para tentar chegar à semifinal. Biro-Biro, Wladimir, Édson e Ataliba deram a virada ao Timão no jogo de volta por 4 a 1.
Final do Brasileirão de 1999
Se não foi uma virada por placar elástico, vale pelo feito histórico de sagrar-se campeão brasileiro. Em 1999, o Timão perdeu para o Atlético-MG, por 3 a 2, no jogo de ida da decisão. Vampeta e Luizão fizeram os gols. No jogo de volta, de novo Luizão, duas vezes, deu a vitória ao Corinthians por 2 a 0, no Morumbi.
No terceiro e último jogo, o de desempate, sem Luizão, expulso em partida anterior, e às vésperas do Natal (22 de dezembro), o Timão conseguiu um empate por 0 a 0 e ficou com a taça.
Segunda fase da Copa do Brasil de 2005
Para a surpresa de muitos, o Corinthians foi derrotado pelo modesto Cianorte por 3 a 0 no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, em Maringá. Foi a estreia do argentino Daniel Passarella no comando da equipe. Até então, o Timão nunca havia invertido uma diferença de três gols em sua história.
No Pacaembu, mais de 35 mil pessoas assistiram à épica virada por 5 a 1. Gols de: Tévez, duas vezes, Roger, duas vezes, e Gustavo Nery.
Oitavas de final da Copa do Brasil de 2008
Depois de perder o jogo de ida para o Goiás por 3 a 1, em Goiânia, o Corinthians contou com o apoio da Fiel torcida para lotar o Morumbi na volta e conseguir a classificação à próxima fase, com goleada por 4 a 0. Detalhe é que com 30 minutos de jogo da volta, o Timão já estava goleando o rival. Gols de Diogo Rincón, duas vezes, André Santos e Herrera.
Segunda fase da Copa do Brasil de 2019
Essa virada foi em circunstâncias diferentes, por se tratar de jogo único, mas merece figurar na lista por toda a emoção envolvida. Jogando em Itaquera, o Corinthians saiu perdendo por 2 a 0, resultado que eliminaria o clube da competição. Porém, na reta final do segundo tempo, o Timão conseguiu passar à frente do placar, espantando a zebra. Henrique, Danilo Avelar, Júnior Urso e Gustagol marcaram os gols do Timão.
Final do Campeonato Paulista de 2018
Foram quase 20 anos sem uma final de Paulistão entre Palmeiras e Corinthians e, pela primeira vez na história, um dos rivais conseguiu uma virada. O Timão havia perdido por 1 a 0 em casa e conseguiu repetir o placar em plena arena rival.
Com um minuto de jogo. Sim, um minuto de jogo, o Corinthians abriu o placar com Rodriguinho. Nos pênaltis, 4 a 3 a favor do Timão. E muita polêmica durante o duelo, com direito a pênalti para o Palmeiras cancelado pela arbitragem.
Corinthians, 2022