O Corinthians entra em campo às 21h30 desta quarta-feira, na Neo Química Arena, para tentar inverter o 2 a 0 sofrido na ida para o Atlético-GO, pelas quartas de final da Copa do Brasil. E o que será necessário? Gols.
O Timão precisa vencer por dois de diferença para tentar uma vaga nos pênaltis ou por mais para se classificar de maneira direta. E no último sábado, na derrota para o Palmeiras, no Brasileirão, os dois jogadores mais importantes do ataque corintiano não corresponderam: Róger Guedes e Yuri Alberto.
Além do desempenho ofensivo da dupla, o que chama a atenção é uma antiga fala de Vitor Pereira, que afirmou que não era possível utilizar os dois juntos em campo. Mas e agora, o treinador vai escalá-los lado a lado? O próprio explicou em entrevista coletiva após o clássico.
Desde que chegou ao Corinthians, Vitor Pereira tem sido obrigado a mexer em seu time, seja por opção ou necessidade. Ao ser questionado sobre Róger e Yuri juntos, o português foi claro ao responder que não há saída.
– Eu disse que eles não podiam entrar juntos em determinados jogos, que é quase impossível. Mas, nesse momento, que soluções nós temos? Perdemos o Willian e o Mantuan, os dois pontas. Nesse momento temos o Gustavo (Mosquito) e o Adson. O Róger pode jogar como extremo pelo lado esquerdo – disse.
A fala de Vitor Pereira sobre os dois não poderem atuar juntos aconteceu justamente após a derrota no jogo de ida para o Atlético-GO. Na ocasião, o Timão sofreu pelos lados do campo. Então, o treinador afirmou que a dupla não funcionava na parte da recomposição.
Números da dupla contra o Palmeiras:
Róger Guedes: 20 passes completos, 8 passes incompletos, 1 falta cometida, 1 falta recebida e 1 cartão amarelo.
Yuri Alberto: 1 chute a gol, 12 passes completos, 3 passes incompletos, 1 impedimento e 1 falta cometida.
Contra o Palmeiras, melhor ataque do Brasileirão, é possível dizer que não deu errado. O time não sofreu muito pelas pontas do campo. O problema é que Vitor Pereira não gosta de Róger Guedes como ponta, como ele explica.
– Para mim, (o Róger) não tem característica de extremo que eu gosto. Eu gosto de ver extremo diferente. Mas vai ter que jogar, vamos ter que nos adaptar com trocas, ou ir para dentro e depois aparecer aberto. Temos que encontrar dinâmicas entre os jogadores do ataque que nos permitam fazer gols. Estamos há um tempo sem fazer gols – completou Vitor Pereira.
Tendo em vista a declaração do treinador, é provável que o Corinthians vá com Gustavo Mosquito, Róger Guedes e Yuri Alberto, novamente, na próxima partida. Adson, outra opção, não entrou bem no segundo tempo do clássico, e Giovane corre por fora.
Desde o primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, o Corinthians vem sofrendo para marcar gols. São dois feitos nas últimas cinco partidas.
Números dos atacantes do Corinthians na temporada:
Gustavo Mosquito: 35 jogos e quatro gols;
Giovane: 12 jogos e nenhum gol;
Júnior Moraes: 16 jogos e um gol;
Róger Guedes: 45 jogos e 10 gols;
Yuri Alberto: 8 jogos e nenhum gol.