Dois zagueiros paraguaios e companheiros de seleção se encontrarão neste sábado em lados opostos do gramado. De um lado, Fabián Balbuena, do Corinthians, e, do outro, Gustavo Gómez, do Palmeiras, farão um duelo um tanto quanto interessante a partir das 19h (de Brasília), em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os dois "xerifes" são amigos na vida fora dos gramados, mas, para Balbuena, essas questões ficam de fora quando é preciso defender as cores de seu próprio clube.
"O pessoal da seleção é parceiro, independente de onde joga, o Gustavo (Gómez), o Júnior (Alonso, do Atlético-MG), não importa onde jogam. Nossas famílias se conhecem. Dentro de campo, claro, não tem família, somos todos adversários, mas com respeito", falou em sua coletiva de apresentação.
Campeão em 2017 e 2018 pelo Timão, Balbuena acompanhou o time enquanto esteve fora, no West Ham, da Inglaterra, e no Dínamo de Moscou, da Rússia, clube de onde veio na atual temporada acionando a cláusula da guerra.
Desde seu retorno, atuou em seis partidas com a camisa alvinegra, com um gol marcado e sem nenhum tipo de advertência (cartão amarelo ou vermelho).
Antes, em sua primeira passagem, foram 136 jogos, com 11 gols. Ele só tem um cartão vermelho no Corinthians, aplicado em 2016. Em relação aos títulos, conquistou os Paulistas de 2017 e 2018 e o Brasileiro de 2017.
Do outro lado, Gómez desembarcou no Palmeiras em 2018, depois de passagens por Libertad, Lanús e Milan, e está no clube desde então com status de ídolo e titular.
São 201 jogos disputados ao todo, com 25 gols marcados. Na atual temporada, disputou 42 jogos e soma oito bolas na rede, além de 17 interceptações certas e 38 desarmes certos.
Gómez é o estrangeiro com mais títulos pelo Palmeiras, com sete no total: duas Libertadores, um Brasileiro, uma Copa do Brasil, dois Paulistas e uma Recopa Sul-Americana.
Os dois devem se encontrar neste sábado, em Derby a ser disputado na Neo Química Arena, a partir das 19h (de Brasília). O Palmeiras é o líder do Brasileirão, seguido pelo Corinthians. Seis pontos separam as equipes, que vivem momentos distintos na temporada.
Corinthians, 2022, Balbuena
Eu acho Balbuena melhor que este Gustavo Gomes Balbuena está meio sem ritmo de jogo
Balbuena tem que ser titular