Palmeiras e Corinthians se enfrentam na noite deste sábado, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Corinthians chega pressionado para o Dérbi deste fim de semana. Eliminado nas quartas de final da Libertadores e precisando reverter um 2 a 0 na Copa do Brasil, o Timão quer se manter na cola do Palmeiras. Uma derrota neste sábado faria a diferença para o rival, líder do Brasileirão, aumentar para nove pontos. Vitória, porém, reduziria a distância para apenas três.
Já o Palmeiras chega em alta para o clássico. Depois de uma classificação heroica na Libertadores, em cima do Atlético-MG, a equipe quer usar seu bom retrospecto na Neo Química Arena (já venceu cinco vezes), para arrancar na ponta da tabela (a vantagem atual é de 45 a 39). Fora da Copa do Brasil, o time de Abel Ferreira terá três jogos seguidos pelo Brasileirão.
Nas contas do Corinthians, o Dérbi tem um retrospecto de 129 vitórias do Palmeiras, 112 empates e 133 derrotas. Já nas do rival, são 136 vitórias, 116 empates e 131 derrotas.
Transmissão: Premiere (para todo o Brasil) com narração de Milton Leite e comentários de Maurício Noriega, Ricardinho e Sandro Meira Ricci.
Escalações prováveis
Corinthians – Técnico: Vítor Pereira
Já sem Willian, que rescindiu com o clube, Vítor Pereira tem quase todo o elenco à disposição, mas também pensa na decisão pela Copa do Brasil na próxima semana, contra o Atlético-GO. Com isso, o treinador português deve mexer na escalação para o clássico. Na defesa, Bruno Méndez deixou uma impressão melhor contra o Flamengo e pode seguir no time, que também pode ter dupla formada por Balbuena e Gil.
No meio, Cantillo, que não jogou na última terça, deve atuar ao lado de Roni e Renato Augusto, caso o meia tenha condições. No ataque, Róger Guedes pode ter caminho livre para atuar onde gosta, na ponta esquerda. Yuri Alberto e Gustavo Mosquito, que não atuaram os 90 minutos no Maracanã, tendem a completar o ataque.
Provável escalação: Cássio; Fagner, Bruno Méndez (Balbuena), Gil e Lucas Piton (Fábio Santos); Roni (Du Queiroz), Cantillo e Renato Augusto (Giuliano); Gustavo Mosquito, Róger Guedes e Yuri Alberto.
Quem está fora: Maycon (fratura no pé) e Paulinho (cirurgia no joelho).
Pendurados: Du Queiroz, Giovane e Raul Gustavo.
Palmeiras – Técnico: Abel Ferreira
O Palmeiras deve ter mudanças na equipe titular para o Dérbi deste sábado em relação ao time que empatou com o Atlético-MG na quarta-feira. Gustavo Scarpa, que fez um post em uma rede social no departamento médico, não participou do treino de sexta-feira. Para a vaga, Abel Ferreira tem a opção de escalar López, e assim deslocar Rony para o lado direito, ou abrir espaço para Wesley.
A comissão técnica vai avaliar o desgaste do grupo após o treinamento deste sábado, horas antes do clássico, e pode preservar algum titular. Regularizado, Bruno Tabata pode estrear.
Provável escalação: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Rony, Dudu e López.
Quem está fora: Jailson (cirurgia no joelho).
Pendurados: Abel Ferreira, Gabriel Menino, Gustavo Gómez, João Martins (auxiliar), Rony e Vitor Castanheira (auxiliar).
Arbitragem
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Auxiliar 1: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP)
Auxiliar 2: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA-RJ)
Quarto árbitro: João Vitor Gobi (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA-SP)
Palmeiras, 2022, Dérbi, Campeonato Brasileiro