Eliminado da Libertadores após perder duas vezes para o Flamengo (2 a 0 na Neo Química Arena e 1 a 0 no Maracanã), o Corinthians mal terá tempo para se reerguer da queda para o Flamengo. O Timão tem uma semana decisiva para definir seu futuro na temporada e pode ver seu ano desabar tanto no Brasileirão como na Copa do Brasil neste curto espaço de tempo. Como se não bastasse, o cenário pode ficar ainda mais catastrófico com o resultado do clássico contra o Palmeiras já neste fim de semana. O técnico Vitor Pereira vê a pressão crescer.
Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Timão, os jornalistas Vitor Guedes e Ricardo Perrone criticaram o treinador pelas escolhas feitas nas últimas partidas. Eles se queixaram principalmente das escalações nas duas partidas contra o Flamengo, que foram decisivas para as derrotas e a consequente eliminação na Libertadores.
"Estamos em agosto e não tem um time base. Ele foi prejudicado pelas lesões e por um planejamento completamente errado da diretoria, mas ele também não se ajudou. Quando poderia ter feito alguma coisa e dar mais entrosamento à equipe, ele não deu. Não entendi a escalação do Raul Gustavo. Para mim, a escalação seria com Bruno Méndez e Gil, porque o Balbuena não foi bem em duas partidas. Chegou para uma decisão contra o Flamengo com um time sem entrosamento e aí fica muito difícil", criticou Perrone.
Assim como na partida em Itaquera, Vitão se queixou da escalação da equipe. "Herói da classificação em La Bombonera [vitória nos pênaltis sobre o Boca Juniors], Gil não jogou nenhum dos dois confrontos. Com Bruno Méndez, que foi expulso, e Raul, o Corinthians perdeu por 1 a 0. Fez um primeiro tempo de 0 a 0 e teve chance de sair na frente, mas não foi dessa vez que o corintiano viu Yuri Alberto chutar uma boia no gol", ironizou o colunista do UOL.
A eliminação da Libertadores vem em um momento bastante delicado para o Corinthians na temporada. São duas decisões pela frente na Neo Química Arena: no sábado (13), o Timão faz o clássico contra o Palmeiras, em duelo entre os dois primeiros colocados no Brasileirão. Na quarta-feira (17), o rival da vez será o Atlético-GO, no duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil - a ida terminou com a vitória da equipe goiana por 2 a 0. Em outras palavras, o Corinthians coloca seu ano em jogo nos próximos dias.
Com tantas decisões em tão pouco tempo, Perrone se mostrou preocupado com a falta de padrão do Corinthians. "O VP não conseguiu dar uma cara para o time. Ele tem uma ansiedade tática que é uma coisa maluca e não consegue dar um padrão de jogo. Ele muda e não funciona. No primeiro jogo contra o Flamengo, todos estavam jogando nas costas dos meio-campistas do Corinthians. Para o segundo, ele brincou de 'vamos corrigir os erros'. Diminuiu as linhas e fez um time mais compacto, e o Flamengo teve dificuldade no primeiro tempo", comentou o colunista do UOL.
Vitão se mostrou inconformado com a opção de VP de escalar Cantillo como volante no primeiro duelo contra o Flamengo. "Teria chance de classificação se tivesse escalado certo em Itaquera e fosse para o Rio com um 0 a 0, 1 a 0. Teria jogo. Mas escalou Cantillo e Fábio Santos e foi para lá sem chance alguma. Hoje [Ontem], fez o que tinha que fazer no primeiro tempo, quando tentou alguma coisa. Quando tentou atacar, o Flamengo precisou de um espaço para o Arrascaeta dar a bola no Pedro e 1 a 0", avaliou.
Para Perrone, a eliminação para o Rubro-Negro não seria tão sentida se a postura da equipe fosse diferente no confronto em Itaquera. "O Corinthians ser eliminado para o Flamengo, que no ano passado teve um orçamento que foi quase o dobro do Corinthians, tem um elenco muito mais forte e se preparou muito melhor fora do campo na parte administrativa, não é nenhuma vergonha. O problema foi o primeiro jogo. É inaceitável o Corinthians terminar a primeira partida como se fosse um treino do Flamengo, com uma roda de bobinho", indignou-se.
Na opinião de Vitão, VP tem cometido falhas cruciais em momentos decisivos. "O Corinthians jogou fora uma classificação sem tentar fazer o certo. Fez uma escalação imbecil. O Corinthians está perdendo todos os clássicos, não se classifica, não brigou e entrou em campo com uma escalação completamente inacreditável. Achei tudo errado o que aconteceu hoje [ontem]", finalizou.
Corinthians, 2022, Libertadores, Vítor Pereira
Igual fizeram com Cássio ,outro dia não valia nada , ameaçaram, pediram a saída dele. Ai Cassio pegou tudo que podia , salvou o Corinthians de algumas derrotas, então os mesmos que haviam criticados mudaram rapidinho de opinião. Eu nunca deixeu de acreditar em Cássio, pois jamais esquecerei o que ele ja fez pelo Corinthians. Agora os criticos de plantão já estão de volta,com as mesmas falácias. Fico me perguntando que tipo de torcedor é esse que só sabe criticar. Não esqueçam que VP tem feito milagre,time o tempo todo no DM. Tomara que ele acabe deixando o clube ba mão, aí tragam Silvinho de volta e veremos onde iremos chegar . O time ainda não esta pronto ??%, Vítor Pereira tá tentando montar o time, pois qdo ele chegou já tinha uma equipe, só lhe restava trabalhar e tentar ajustar a equipe com o que lhe foi dado. Então que parem de encher o saco e deixa o Vítor trabalhar ou então tragam Tiago Nunes e outros que acham bom pro lugar dele Povo chato do caramba. Torcedor que é torcedor vai torcer e acreditar sempre. Bando de Bipolar nao sabem o que querem..
Fico impressionada com a Hipocrisia e bipolaridade de algumas pessoas. Se tivesse se classificado o Vitor Pereira e jogadores seriam heróis. Infelizmente a classificação não veio ai ja começam meter o pau.
Se não fosse o técnico o time já tinha saido faz tempo, e estariamos na parte debaixo da tabela do brasileiro, com os desfalque que ele teve na sequência dos jogos passados, então o torcedor tem que saber até onde o time pode chegar, quem entende de futebol deveria saber isso no mínimo.
O time ja entra em campo cansado, apático, como pode? Entrar com Raul Gustavo na zaga e Roni no meio campo precisando ganhar o jogo aí é sacanagem!! ganhar
Entendo que tem que haver continuidade no trabalho do português,pois não adianta ficar trocando de treinador todo ano,afinal o trabalho,com algumas resalvas está sendo satisfatório.
Se deixasse o Lázaro, os resultados seriam outros, com certeza.
Este VP é um burro.vai sair da copa do Brasil também.
Essa diretoria e esse português não entendem nada de contratação, só jogadores velhos,ricos e sem vontade!
Povo reclama demais , qdo saiu o carille pediram Osmar loss o cara durou uma semana , parem de ser imediatista o cara chegou com o super elenco formado pela antiga comissao deixem o jomem trabaljar
Tem que despedir esse portugues, qualquer tecnico do Brasil faz melhor que ele. O cara é um "engodo""
Elenco fraco....técnico fraco......diretoria fraca
Que tal rodízio de técnico, ora VP, ora Lázaro?