3/8/2022 12:21

OPINIÃO: Corinthians oscila por decisões equivocadas de sua diretoria

Deficiências da equipe de VP ficaram mais nítidas após a derrota em plena Arena

Na derrota para o Flamengo por 2 a 0, pela primeira partida das quartas de final da Libertadores, na última terça (2), o torcedor corintiano pagou com o próprio sofrimento por uma série de decisões incompreensíveis tomadas pela diretoria comandada por Duilio Monteiro Alves. O jogo terminou em ritmo de treino para o time de Dorival Júnior e com festa rubro-negra e no setor sul da Neo Química Arena.



O que aconteceu dentro de campo, em grande parte, foi resultado do planejamento ruim feito pela direção para a temporada. Na arquibancada, até uma parcela dos sócios-torcedores mais assíduos do Corinthians se viu impossibilitada de assistir ao jogo onde está acostumada e por um preço mais acessível. Tiveram que se deslocar por causa da decisão da diretoria de ceder 4 mil ingressos do setor sul aos flamenguistas em troca de reciprocidade no Maracanã.

A má notícia para a Fiel é que a onda de decisões incompreensíveis dos cartolas tem grande chance de continuar. Isso por conta da possível ida de Luan para o Santos com o Corinthians pagando 100% do salário do jogador que reforçaria o rival.

Planejamento

O Corinthians até que começou bem a partida contra o Flamengo, marcando a saída de bola. Depois de Maycon sair machucado por causa de falta dura cometida por Thiago Maia, a qualidade do rival começou a fazer diferença.

Os erros de passes corintianos foram aumentando até que Cantillo falhou feio e deixou a bola para Arrascaeta marcar um golaço. O primeiro tempo terminou com um passeio flamenguista e foi assim até o final da partida.

Vítor Pereira tem culpa por colocar Cantillo como primeiro volante, marcando Arrascaeta. Apesar de ter evoluído na marcação, o colombiano possui histórico de erros de passes que levam perigo ao time. VP também foi mal, na minha opinião, por escalar Piton no lugar de Fábio Santos, que tem jogado melhor.

Mas, de modo geral, o Flamengo se valeu da maior qualidade de seu elenco. Além da reestruturação financeira ocorrida na Gávea nos últimos anos, essa superioridade passa pelos erros de planejamento do Corinthians. Duilio poderia ter demitido Sylvinho no final de 2021 e já ter iniciado o trabalho de outro comandante. Mas preferiu apostar na permanência do treinador, que acabou sendo dispensado no início de 2022. Tempo precioso foi perdido.

Apesar de o grupo enfrentar uma carência de primeiro volante, a diretoria permitiu a ida de Gabriel para o Inter em fevereiro e só agora, com Fausto, parece ter conseguido fazer uma boa reposição. A conferir a evolução do argentino. Fausto acabou de chegar. Não seria prudente VP optar por sua escalação desde o início contra o Fla já que ele ainda não conhece todos os movimentos da equipe. Porém, o reforço teve que entrar ainda no começo para substituir Maycon.

Outro erro foi começar o ano apostando num elenco com muitos veteranos entre os titulares. VP foi lapidando jovens da base, dando continuidade ao que Sylvinho já vinha fazendo. Eis que, em outra atitude inexplicável, na minha opinião, a diretoria envolve Mantuan na contratação de Yuri Alberto. O atleta formado na base era um das melhores opções ofensivas de VP quando saiu. Também é difícil de entender a inclusão do goleiro Ivan na troca por empréstimo acertada com o Zenit. Ele foi trazido para ser o reserva de Cássio. Ao menos era o que parecia.

O Corinthians sofre para fazer gols. Yuri não foi bem contra o Flamengo. De acordo com site Footstats, ele não fez finalizações durante a partida. Sua dificuldade é natural para quem acabou de chegar e atua no setor menos arrumado time.

A responsabilidade maior é da diretoria chefiada por Duilo, com Roberto de Andrade na diretoria de futebol e Alessandro na gerência. Para corrigir suas falhas de planejamento, a direção fez com que o Alvinegro chegasse num duelo de quartas de final da Libertadores com jogadores se adaptando ao time. Balbuena, outro que acaba de chegar, falhou no segundo gol rubro-negro.

Desalojados

Parte dos corintianos que mais frequentam a Neo Química Arena acompanhou a pífia apresentação da equipe longe de onde está acostumada e pagando mais caro. Isso porque Duilio decidiu ceder cerca de 64,4% do setor sul , o segundo mais barato do estádio, para a torcida do Flamengo para cumprir o acordo dos 4 mil ingressos. Como mostrou a coluna, parte dos membros do programa de sócio-torcedor do clube não conseguiu adquirir entrada nessa área da arena, mesmo entrando no site logo no início da venda para torcedores com prioridade na compra por conta de serem assíduos frequentadores da arena.

O clima entre eles, claro, é de dupla insatisfação. Com o futebol apresentado pela equipe e a indesejada saída do local em que costumam assistir às partidas. Por outro lado, líder de uma das torcidas organizadas corintianas disse à coluna, antes do jogo, que o acordo dos 4 mil ingressos foi bom por acreditar que os corintianos farão mais barulho Maracanã do que os rivais em Itaquera. As uniformizadas ficam no setor norte da Neo Química Arena.

Luan

A chance é grande de o corintiano ter que lidar com outra negociação em que é difícil de se enxergar a vantagem para o Alvinegro. Duilio está disposto a pagar 100% dos salários do jogador para que ele atue pelo Santos. Mesmo sabendo que nenhum rival faz algo de graça para o Timão. A diretoria ainda não se pronunciou oficialmente. Buscando uma explicação, chegamos à conclusão de uma aposta na valorização de Luan defendendo o Santos. Dá até para fazer a tentativa, mas pelo menos recebendo alguns trocados para diminuir o prejuízo.

Pelo andar da carruagem, Duilio vai insistir em sua visão peculiar de negócios. A mesma que o fez dar espaço publicitário no clube para a Taunsa antes de receber o dinheiro combinado vista. O departamento jurídico corintiano havia sugerido essa forma de pagamento contra o detectado risco de calote, que se confirmou. É preciso ser justo e dizer que a diretoria também tomou boas decisões. Contratar Vítor Pereira foi a melhor delas, tecnicamente falando. Financeiramente é difícil opinar antes do próximo balanço anual.

Mas, por enquanto, Duilio caminha para deixar a aposta e, consequentemente o risco, entre as marcas de sua gestão. Para sofrimento da Fiel.




Corinthians, 2022, Libertadores



VEJA TAMBÉM
- Corinthians muda o time contra o Palmeiras; veja provável escalação para o Dérbi
- Timão faz último treino antes de Derby com homenagem a Cantillo
- Corinthians X Palmeiras: prováveis times, desfalques e onde assistir

LEIA TAMBÉM: Róger Guedes ou Jô? Em funções diferentes, jogadores lutam por posição no Corinthians

LEIA TAMBÉM: Insatisfação, protesto e cobranças, veja como surgiu a crise no Corinthians

LEIA TAMBÉM: Corinthians inicia Brasileirão em crise, mas tem potencial de evolução












942 visitas - Fonte: uol.com.br

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Fernando Gimenez     

Enquanto o Corinthians nao tiver gewtao profissional, nao vai pra frente. Sao 20 anos dos mesmos nomes sempre... Mane da carne, Roberto, Duilio, Andres... Os times que estao na frente hoje sao clubes profissionalizados. E nao tem vergonha olhar pro palmeiras e admitie que eles fazem um grande trabalho. É só aprender e fazer melhor. Humildade

William Gimenez     

Diretoria o Corinthians precisa de um meia esquerda de qualidade a bola nao chega no ataque, no existe transação no meio de campo

Kleber Vellenev     

Esse merda de Duilio só contrata zagueiro e volante, tem que se foder mesmo, e quando trás atacante, trás merda, o quê liga o meio ao ataque é um 10 e um 8 habilidosos e com raça e que não se quebre à tôa, isso o Duilio não contrata, é só volante e zagueiro, vai tomar no cú!

Eu ja acho que tem que acabar com essa mordomia esses caras todos no departamento medico ja e sacanagem e fugindo doa responsabilidade so burro para nao perceber isso

quem tem menos culpar ai é o treinador o cara não tem tempo de treinar o time além disso um monte de jogador machucado o elenco e curto no banco falta jogador de um pouco de qualidade

vinicius sa     

O problema não é o treinador não temos jogadores com sangue nos olhos jogadores que vão pra cima que fazem gols o treinador é o menos culpado.

Joaquim Antonio     

Esse Duilio e incompetente mesmo. Nunca podenos esquecer que ele fez parte de todas as diretorias ao longo desse anos e foi um dos responsáveis por esse buraco negro que o corinthians esta passando. Outro problema que nao foi citado e que causou um enorme transtorno para nos torcedores das cadeiras cativas, foi quanto aos estacionamentos. Uma bagunça generalizada, a maioria conseguiu entrar nos estacionamentos depois do jogo ter começado. Tudo por conta desses 4.000 ingressos cedidos para torcedores do flamengo. Sem contar que nos que temos Cadeiras Cativas nao conseguimos comprar vagas nos estacionamentos E2 e E3. Eu nao consigo entender porque o Duilio tem o rabo preso, com esse pessoal dos estacionamentos. Alguem estranho esta acontecendo nesse setor e cabe aos responsaveis pela fiscalização verificar com carinho.

Carlos Andrade     

Vejo que o maior erro do Duílio foi insistir com Silvinho e sua equipe no começo da temporada, se tivesse começado com VP no início o Corinthians estaria melhor agora.

Arthur Game     

Quando o VP vai embora? Perdeu flamengo, pedera para Avaí, flamengo e palmeiras se não passar do Atlético goianiense tem que mandar embora

Zelio Miranda     

Resultado normal o flamengo é muito superior ao Corinthians infelismente

Claudio Parretti     

Os jogadore mais velhos são melhores que os mais jovens como é o caso do Fabio Santos e o Lucas Piton

Claudio Parretti     

A culpa da derrota oscilando cada jogo e culpa exclusiva do treinador porque não sabe escalar o time e nem ter nenhum esquema tático deixando os jogadores muito confusos

Vc seu precidente tem que mandar embora esse Monte de jogador velho embora ok porque. Se nois falamos pra vc pegar o Romero Romarinho e outro vc não feis agora a culpa e de vc e não do treinador ok

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Brasileiro

Qua - 21:30 - Neo Quimica Arena - Globo,premiere
Corinthians
Coritiba

Último jogo - Brasileiro

Dom - 18:00 - Mineirão
Atlético-MG
Corinthians
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Corinthians
2 Inter De Limeira
3 Santo André
4 Botafogo Sp
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
25 12 7 4 1 17 9 8 EVVEV
18 12 6 0 6 8 12 -4 VVVDV
13 12 3 4 5 9 13 -4 DEDVV
12 12 2 6 4 10 15 -5 DEVEE
Untitled Document
Classificação
1 River Plate
1 Atletico-MG
1 Palmeiras
1 Internacional
1 São Paulo
1 Barcelona SC
1 Argentinos JRS
1 Flamengo
2 Defensa Y Justicia
2 Fluminense
2 LDU De Quito
2 Boca Juniors
2 Always Ready
2 Racing Club
2 Cerro Porteno
2 Atletico Nacional
3 Rentistas
3 Independiente Del Valle
3 Olimpia
3 Real Esppor Club
3 Velez Sarsfield
3 Santos
3 Club Nacional
3 Santa Fe
4 Union La Calera
4 Sporting Cristal
4 Universitario
4 The Strongest
4 America De Cali
4 Deportivo Tachira FC
4 U. Catolica
4 Junior
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
4 2 1 1 0 3 2 1 EV
7 3 2 1 0 7 2 5 EVV
9 3 3 0 0 10 3 7 VVV
3 2 1 0 1 4 2 2 DV
6 2 2 0 0 5 0 5 VV
9 3 3 0 0 7 0 7 VVV
6 2 2 0 0 4 0 4 VV
9 3 3 0 0 10 5 5 VVV
4 3 1 1 1 5 3 2 EVD
4 2 1 1 0 3 2 1 EV
4 3 1 1 1 7 6 1 EVD
6 3 2 0 1 3 1 2 VVD
3 2 1 0 1 3 2 1 VD
4 2 1 1 0 3 2 1 EV
4 3 1 1 1 2 4 -2 VED
4 2 1 1 0 6 4 2 VE
1 2 0 1 1 1 3 -2 ED
1 2 0 1 1 1 6 -5 ED
3 2 1 0 1 4 4 0 DV
2 2 0 2 0 1 1 0 EE
3 3 1 0 2 5 6 -1 DDV
3 3 1 0 2 5 4 1 DDV
1 2 0 1 1 4 6 -2 DE
1 2 0 1 1 2 3 -1 ED
1 3 0 1 2 3 8 -5 EDD
0 2 0 0 2 1 5 -4 DD
0 2 0 0 2 2 6 -4 DD
0 3 0 0 3 0 10 -10 DDD
0 2 0 0 2 1 4 -3 DD
3 2 1 0 1 3 6 -3 VD
0 2 0 0 2 0 4 -4 DD
1 2 0 1 1 2 3 -1 ED