3/8/2022 09:26

ANÁLISE: Corinthians vai ter que se superar para não desperdiçar a temporada em 15 dias

Timão equilibra jogo contra o Flamengo no início, mas definha após gols

ANÁLISE: Corinthians vai ter que se superar para não desperdiçar a temporada em 15 dias
O Corinthians fez 35 minutos equilibrados contra o Flamengo, mas se abalou com o primeiro gol, definhou técnica, tática e emocionalmente após sofrer o segundo e acabou sendo posto na roda na derrota por 2 a 0 no duelo de ida das quartas de final da Copa Libertadores.



Envolvido pelo meio de campo rubro-negro, o Corinthians ainda saiu no lucro. Everton Cebolinha e Vítor Hugo tiveram chances claras, de dentro da área, no fim do jogo, mas não aproveitaram.

Para quem esteve na lotada Neo Quimica Arena foi fácil notar como os comandados de Vítor Pereira se desestabilizaram após Balbuena escorregar e Gabigol anotar o segundo gol. A partir dali, o Timão passou a cometer seguidos erros técnicos e a marcação se afrouxou.

Os homens de lado de ataque não voltavam mais como no primeiro tempo, e o Flamengo explorou com sabedoria os espaços, sobretudo pela direita.

Que há uma diferença na qualidade entre os elencos dos paulistas e dos cariocas não restava muitas dúvidas mesmo antes de a bola rolar. Porém, a distância entre eles pareceu ainda maior pelas circunstâncias da partida. O Corinthians, que já não tinha Renato Augusto e Willian, ainda perdeu Maycon, machucado, com 20 minutos.

Parte da torcida alvinegra contesta a opção de Vítor Pereira de ter escaldo o time com três volantes, tal qual na derrota para o Atlético-GO, na semana passada, na Copa do Brasil. Porém, se saísse com Giuliano como titular, o técnico teria qual alternativa para qualificar o meio e tentar mudar o jogo em seu decorrer?

A aposta era fortalecer a segunda linha de marcação, neutralizar os armadores rubro-negros e explorar os lados do campo, com os velocistas Adson e Gustavo Mosquito.

No começo, até que deu certo. Com meia hora de jogo o Corinthians tinha quatro finalizações, e o Flamengo, nenhuma - Pedro chegou a sair cara a cara com Cássio aos 16, mas estava impedido.

Faltava ao Timão reter um pouco mais a bola e buscar inversões de lado, para pegar a marcação adversária desprevenida.

Os cariocas tinham maior posse de bola, mas não infiltravam. No entanto, aos poucos Éverton Ribeiro e Arrascaeta foram encontrando espaços e ganhando liberdade. A vantagem no placar tratou de facilitar as coisas. Cantillo quis sair jogando num lance em que deveria ter dado um chutão e, nos milésimos de segundo em que os defensores corintianos ficaram pedindo toque de mão, o uruguaio rubro-negro anotou um golaço.

Vítor Pereira tentou responder no segundo tempo com as entradas de Giuliano e Róger Guedes. Surpreendentemente, o camisa 9 entrou centralizado, e Yuri Alberto foi deslocado para a ponta esquerda. Mais adiante, o centroavante foi para o lado oposto, quando Giovani entrou.

Róger foi o jogador mais lúcido do Corinthians na partida, mas ainda assim a formatação do ataque escolhida pelo técnico pareceu confusa. É sabido que o português não se agrada com a recomposição defensiva de Guedes, mas será que por 45 minutos, com o time precisando do placar, não seria suficiente? Será que Yuri Alberto marca tão melhor do que ele?

Para ter Yuri Alberto, o Timão concordou em liberar ao Zenit, da Rússia, o meia-atacante Gustavo Mantuan, que até então era titular. A justificativa era de que a equipe precisava de um homem de área, pois Róger Guedes rendia melhor na ponta. Pois bem: no jogo mais importante da temporada, Guedes jogou como referência, e o centroavante foi para o lado do ataque.

Conseguir a classificação no Maracanã será missão dificílima (o Corinthians precisa vencer por três gols, ou dois para levar aos pênaltis), mas esse talvez não seja o maior desafio alvinegro nos próximos dias.

Além dessa decisão, o clube terá pela frente um Dérbi no próximo sábado (dia 13) e a partida de volta da Copa do Brasil, contra o Atlético-GO, que venceu na ida por 2 a 0. Será preciso recuperar jogadores, fazer ajustes táticos e ter enorme força mental para impedir que o ano seja arruinado em 15 dias.



Corinthians, 2022, Libertadores


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









1920 visitas - Fonte: globoesporte.globo.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade