O Corinthians enfrenta o Botafogo a partir das 19 horas (de Brasília) de hoje (30), na Neo Química Arena, pela 20ª rodada do Brasileirão, vivendo situação inédita na temporada: terá elenco praticamente completo à disposição. O clima, no entanto, é de cobranças pela falta de atitude em campo no último jogo. O Alvinegro vem de derrota dolorida na Copa do Brasil e tenta apagar a má impressão que deixou para abrir a próxima semana com a cabeça fresca.
As críticas de Vítor Pereira foram públicas na noite da última quarta-feira (27), depois do 2 a 0 para o Atlético-GO. "Este jogo tem que servir de lição", alertou o treinador durante a cobrança por uma postura menos condescendente do time em campo. "Jogamos de barriga cheia", lamentou na ocasião. Três dias depois, em casa, o Corinthians tem a oportunidade de entregar o dobro de vontade para deixar a derrota em Goiânia no passado.
Neste cenário, o jogo se torna importante para o Alvinegro por vários motivos. Simbolicamente, é uma chance para o elenco demonstrar força após uma derrota embaraçosa; no campeonato é fundamental para evitar perder contato com o líder e rival Palmeiras, que está quatro pontos na frente (39 a 35); e a vitória também seria muito bem-vinda para o Corinthians não chegar pressionado na terça-feira (2), quando tem jogo de ida das quartas de final da Libertadores contra o Flamengo.
A tendência é que VP poupe alguns titulares do Corinthians, de olho justamente no duelo pela Libertadores. A zaga deve mudar bastante, em parte pela lesão sofrida por Raul Gustavo, e também para administrar os minutos de quem tem jogado mais. Do meio para frente há dúvidas: dar um pouco mais de ritmo de jogo a Maycon e Willian, por exemplo, ou poupá-los para o jogo seguinte.
Um titular que deve ser mantido é Cássio, que viveu semana de homenagens por se tornar o goleiro que mais vezes vestiu a camisa do clube (603 jogos). O camisa 12 teve uma tarde especial ontem (29), com entrevista coletiva marcada por presentes, contato com torcedores e um balanço de seus mais de dez anos no Corinthians. Hoje, ele deve adicionar mais uma partida na conta para em breve bater novo recorde.
"O Corinthians vem bem. Muita gente nem imaginava estas condições: brigando nas quartas de final e no Brasileirão. Temos que continuar assim, com os pés no chão e pensando jogo a jogo. Todos estão unidos, sabemos que não fizemos uma boa partida [na quarta], mas vamos trabalhar no sábado para conseguir a vitória." - Cássio, em entrevista coletiva ontem.
Corinthians, 2022, Campeonato Brasileiro